ShutterstockFoto: Shutterstock

Roupa de compressão no crossfit ajuda a melhorar a performance?

Atualizado em 01 de agosto de 2017

Possivelmente você já deve ter visto em algum dos seus treinos de crossfit um colega utilizando uma bermuda, calça ou meia de compressão, que tem como finalidade gerar uma pressão sobre o local. Mas qual é o verdadeiro objetivo da roupa de compressão?

São poucos os estudos aprofundados sobre o material. Um deles, publicado no Respiratory Physiology & Neurobiology, comparou atletas com e sem meias de compressão e concluiu que o acessório não resultou na melhora de perfomance. Mas, sim, existem benefícios ao utilizar a roupa de compressão.

 

 

Tanto a meia quanto outros acessórios (calças, bermudas ou camisetas) tem como finalidade melhorar a resistência muscular por meio da compressão. Com os músculos oscilando menos, ele é mais eficiente na circulação sanguínea e diminui o acúmulo de lactato, diminuindo consequentemente a sensação de cansaço na região.

Além disso, a estabilidade que a roupa de compressão dá aos músculos pode prevenir ou retardar possíveis inflamações e lesões musculares. Ou seja, o benefício está inteiramente na contenção da musculatura e na prevenção de danos no local.

Roupa de compressão pode ser encontrada em lojas esportivas, podendo variar bastante em preço, tamanhos e materiais. Vale ressaltar também que a meia de compressão não é essencial para os treinos de crossfit e muito menos substitui outros métodos preventivos.