Veja exercícios de crossfit para agachamento e mobilidade de tornozelos

Atualizado em 26 de maio de 2023

O agachamento é um movimento-chave para o crossfit. Tornozelos sem mobilidade – ou seja, rígidos – podem atrapalhar sua execução. Esse é o problema mais comum encontrado em atletas do levantamento de peso e do crossfit e pode causar dificuldades no padrão correto do movimento.

O agachamento do snatch, por exemplo (que requer uma posição do tronco razoavelmente vertical), demanda que quanto mais vertical o tronco ficar durante o exercício, mais mobilidade de tornozelo será exigida a fim de manter o equilíbrio e permitir uma movimentação eficiente.

Experimente fazer um agachamento com uma forma limitada de mobilidade do tornozelo: você notará que isso irá afetar o movimento. Em um esforço para ficar equilibrado, o peito vai ter de se inclinar para frente. Neste caso, para continuar agachando, a barra seria empurrada ainda mais para trás do pescoço ou então os pesos certamente cairiam à frente.

Agora, tente fazer um agachamento com uma mobilidade do tornozelo adequada. O joelho é capaz de avançar para além da ponta dos pés na posição final, o peito permanece mais ereto e a barra continua equilibrada. Essa é a maneira correta de agachar, basta treinar e perceber a diferença feita durante o movimento.

A página da Bravus Race oferece um guia completo de treinamentos de crossfit. Clique aqui e selecione a aba ‘treinamentos’.