As disputas dentro das disputas

Atualizado em 20 de setembro de 2016

Me causou excelente impressão os desafios “dentro das corridas” criados pela X3M, organizadora no Brasil do circuito XTerra, que corri neste último sábado (8), na cidade litorânea de Ilhabela (SP).

A grosso modo, consiste em criar disputas dentro de provas. O bacana é que esses desafios podem ser feitos tanto por profissionais como por amadores. E podem ser por etapas ou conjugados. Por exemplo: há o “Desafio XTerra de Ilha pra Ilha”, que premia o atleta que participar da mesma modalidade nas duas etapas (Ilhabela e Ilha Comprida) e tiver o menor tempo somado. O dono do melhor desempenho ganha um óculos da Oakley.

Já a “Batalha Suunto” depende de sorte e de performance: antes da largada, são sorteados quatro atletas da categoria Pro Elite, sendo que o mais rápido entre eles ganha um belo – e caro – Suunto Ambit 3 Sport.

Eis um bom exemplo para aumentar a competitividade em nossas corridas. Que tal em uma prova de 10 km o organizador premiar o atleta que passar em primeiro na marca dos 5 km e, para que ele não pare de competir logo depois, exigir que ele deva finalizar a prova em um top 5 ou top 10? Ou seja, premia o rápido, mas pune aquele que se acomodar na sequência da disputa.

São sugestões e exemplos que tornam as corridas mais competitivas, dando um reconhecimento maior aos atletas, sejam eles profissionais ou amadores.