Experts

Corrida é dia

Corrida é dia. É uma máxima que trago comigo desde que comecei a correr. Muitos leitores devem estar se perguntando nesta segunda-feira o “que fizeram de errado” ontem em alguma prova da qual participaram já que “tudo estava tão bem”.

Poderia ser a prova-treino ou a prova-alvo, não importa. As redes sociais estão cheias de relatos que nos dão conta que ‘todo ciclo de treino foi avaliado acima das expectativas e justo na corrida deu algo errado’ (e a recíproca em parte é verdadeira com treinos bem feitos sendo primordiais para o dia da prova ser dos bons).

Enfim, o que deu errado para aquela indisposição, enjoo, ida ao banheiro, por vezes, na competição, como nunca antes ocorreu e acabou levando para o espaço todo o planejamento.

Eu tenho crença que isso se deve mais ao dia fisiológico do que qualquer outra coisa. Já li no jornalismo crítica a corredores que diziam que o treino do cara prometia uma grande performance e no momento da corrida houve até desistência, e que aquilo não deveria acontecer por tratar de um profissional.

Balela, pois até os profissionais têm seu dia bom e ou ruim.

 

 

Evidentemente, os corredores podem e devem ajudar a não estragar o “race day”. É necessário levar alguns fatores em conta, vejamos.

As corridas atualmente têm largadas programadas para 7 ou 8h da manhã, o que significa que, a depender da logística do corredor, ele deve levantar entre duas a quatro horas antes.

Pensemos. Todos os treinos são feitos no período da noite e justo a prova é feita de manhã. Ou seja, uma adaptação mínima é necessária, quiçá, um treino semanal começando no horário da competição.

Invariavelmente estamos viajando para correr aquela prova-alvo e nos fartamos no buffet do café da manhã do hotel. Já nos primeiros passos vem aquela indisposição.

Então, a regrinha básica é não inventar. Seja frugal, coma parecido com o dia a dia. Deixe para depois da medalha no peito os prazeres da mesa.

Andar muito para o maraturismo nos dias que antecedem a prova e querer estrear aquele equipamento básico como tênis ou meia comprada na Expo no dia anterior à prova não são boas ideias.

A corrida é dia. Tudo pode acontecer. Obviamente, as chances de você que treinou sério e chegou “encaixado” ter um grande dia são exponencialmente maiores do que de quem conta com a “sorte do dia”.

Como frisado, realizar treinos com o mínimo de falhas e não inventar moda nos dias que precedem a prova são o passaporte para que aquele seja o seu dia e você faça uma corrida memorável em que tudo dê certo.

Corrida é dia. Pode ser bom ou ruim. O que podemos fazer é não dar chances ao erro. Os aprendizados virão destes erros e acertos.

Harry Thomas Jr

Jornalista especializado em corridas de rua desde 1999, Harry competiu pela primeira vez em 1994 e desde então já completou 31 maratonas – sendo três sub 3 horas: São Paulo (2h59min30), Nova York (2h58min20) e Blumenau (2h58min10). Também concluiu seis Ultratrails: 60K Ultratrail Putaendo, 67K Ultratrail Torres del Paine, 50K Indomit Costa Esmeralda e os 50K Ultra Fiord por três vezes. Já correu em países como Argentina, Chile, Estados Unidos, Grécia e Japão.

Share
Published by
Harry Thomas Jr
Tags: acaso

Recent Posts

6 erros comuns na hora de comprar um tênis de corrida

Comprar um novo tênis de corrida é um momento delicado e importante. Listamos abaixo os…

8 horas ago

Evento esportivo para crianças recebeu milhares em Brasília no sábado!

Brasília recebeu mais de 6.000 pessoas entre crianças, pais e familiares para a segunda etapa…

4 dias ago

3 exercícios de fortalecimento do core que ajudam na corrida

Veja 3 exercícios de fortalecimento do core e os benefícios de treinar essa região, que…

1 semana ago

MOV: Família em Movimento chega a Brasília no sábado!

Brasília será palco no dia 20 de agosto da segunda etapa do ano do MOV…

1 semana ago

Circuito Banco do Brasil de Corrida: esporte em família em São Paulo!

A cidade de São Paulo recebeu no último domingo, 14 de agosto, milhares de corredores…

2 semanas ago

Circuito Banco do Brasil de Corrida terá etapa em São Paulo no domingo!

A cidade de São Paulo receberá no próximo domingo, 14 de agosto, a terceira etapa…

2 semanas ago