Dietas da moda: vem, mostro!

Atualizado em 14 de julho de 2016
Mais em Experts

O nutricionista é o profissional que estudou para cuidar da sua alimentação e, por consequência, da sua saúde. Mas o que leva alguém a buscar dietas da moda e informações sobre alimentação e suplementação com blogueiros, Instagram ou pelo canais de vídeos no YouTube?

Na última semana, recebi uma matéria por e-mail que me deixou triste. Ela fala do sucesso que um cantor de funk está fazendo ao postar receitas na internet que prometem transformar a pessoa em monstro (você certamente já ouviu o bordão “Vem, monstro!”). E todo esse “shape” seria construido à base de suplementos e da alimentação, ou seja, dietas da moda. Em outro momento da matéria, é relatado que o cantor já usou anabolizante, mas que hoje não faz mais isso. E, pasmem vocês: esse cidadão tem mais de 770 mil assinantes no seu canal e mais de 1 milhão de visualizações. E sabe porque isso me deixa triste? Porque as pessoas estão sendo cada vez mais enganadas com dietas da moda e que acreditando que o suplemento salva!

Deixa-me esclarecer alguns pontos: eu estudo nutrição, desde 2005. Se somar o tempo de graduação, especialização e mestrado já se vão longos 10 anos. E continuo estudando, para que eu possa aprimorar cada vez mais os atendimentos e para que meus pacientes possam atingir os seus objetivos. Mas é necessário ter equilíbrio em tudo na vida, não basta apenas apostar nas dietas da moda. Na minha prática clínica, não entra suplemento, quando não é necessário. Não entra a tapioca porque faz parte das dietas da moda. Não retiro o glúten, quando não é necessário… E me questiono por onde anda a antiga e velha nutrição? O arroz com feijão, a carne, a salada, as frutas? Por onde andam?

A busca desenfreada por um corpo perfeito ou gigante (ou monstro!) tem feito com que a indústria de suplementos alimentares cresça cada vez mais. E isso, no meu ponto de vista, não é problema. O problema maior é usar os suplementos de forma desenfreada e em diversos momentos do seu dia. Já atendi pessoas que usavam oito doses de whey protein por dia. Sabe o que significa oito doses?! E detalhe eram oito doses mais as carnes do almoço e jantar, ovos no café da manhã, leite misturado à whey, enfim era proteína pura. E objetivo de ganho de massa muscular não era atingido. E o resultado disso tudo? Exames bioquímicos alterados.

Alguns de vocês podem pensar: mas que guria (sim, sou do Sul e, portanto, aqui é guria mesmo!) revoltada. Não se preocupem, não sou revoltada. Mas fico cada vez mais triste com pessoas que não são profissionais querendo tirar o seu dinheiro. Só para que vocês saibam, tem ex-BBB fazendo planejamento de treino e de alimentação e vendendo na internet. E posso ficar escrevendo aqui outros tantos exemplos de NÃO profissionais da saúde que estão explorando esse mercado.

Portanto, caro leitor, procure um profissional e não saia seguindo dietas da moda! Nunca esqueço um artigo que um editor da revista O2 escreveu. Ali, ele pedia para que você não passe por cima das orientações de um profissional que estudou por no mínimo quatro anos para elaborá-las. E fecho o meu post dizendo: escute o profissional que está ao seu lado te ajudando a evoluir nos treinos e na alimentação.