Categories: Experts

No exercício físico, suar é bom?

Durante os exercícios físicos, parte da energia é utilizada pelos músculos e o restante é convertido em calor, que deverá ser dissipado para o meio externo através das glândulas sudoríparas. O suor, neste caso, que significa a perda de água e eletrólitos, devendo ser repostos, é um mecanismo utilizado pelo corpo para manter a temperatura corporal em níveis adequados, próximo aos 37ºC. Isso permite a manutenção e o funcionamento normal do corpo humano.

Não basta suar, é necessário que ocorra a evaporação do suor. As glândulas sudoríparas, localizadas abaixo da pele, são estimuladas e controladas pelo sistema nervoso. O conceito de que, se uma atividade física não estiver produzindo suor, não está ocorrendo a queima de calorias ou o exercício está sendo realizado de forma inadequada é equivocado, pois a sudorese está relacionada a diversos fatores, tais como: a temperatura; a umidade relativa do ar; a intensidade da atividade física; o nível de condicionamento; o estado de aclimatação; o sexo e as vestimentas utilizadas.

As roupas mais adequadas para as atividades físicas, por exemplo, são aquelas com tecidos mais leves, que propiciam melhor evaporação do suor e perda de calor. Importante frisar aos adeptos ao treinamento físico que a produção de calor não deverá ser induzida por meio de uso de roupas inadequadas para a prática da atividade como blusas de frio, roupas e sacos plásticos, entre outras, que podem acarretar a desidratação, a perda de rendimento, a hipertermia e as cãibras.

Lembrete: a correta hidratação (água ou bebidas esportivas/isotônicos) favorece a manutenção da temperatura ideal, reduzindo os riscos à saúde e permitindo a continuidade do exercício físico.

• Mcardle WD; Katch FI; Katch VL. Nutrição – Para o Desporto e Exercício. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan S.A., 2001.
• Weineck J. Biologia do Esporte. 7 ed. São Paulo: Manole, 2005.
• Carvalho T; Mara LS. Hidratação e Nutrição no Esporte. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, 16(2), 144-148, 2010.

Raul Santo

Professor, pesquisador e consultor em fisiologia e ciência da saúde, Raul Santo de Oliveira é graduado em Educação Física pela Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Aperfeiçoamento em Treinamento Desportivo de Alto Nível pela Russian State Academy of Physical Education - Institute of Physical Culture of Moscow. Especialista, Mestre e Doutor pela Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo. Pós-doutorado pela Universidade São Judas Tadeu.

Share
Published by
Raul Santo

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

5 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

5 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago