Nutrição para o dia a dia

Atualizado em 14 de julho de 2016
Mais em Experts

Sempre acreditei que o ano novo é momento de repensar em tudo o que deixamos de fazer, nas metas não alcançadas… A minha experiência em consultório e na nutrição é bem grande e alguns de meus pacientes relatam que não conseguiram melhorar os tempos nas provas de corrida, nem melhorar a aparência física, que tanto sonham. Bom, a minha dica para vocês hoje é simples e vai se resumir em uma palavra só ORGANIZAÇÃO.

Primeiro de tudo é importante estabelecermos metas, mas não metas longas. Como por exemplo, quero perder 15 kg. Isso é ilusório! Quem sabe se você dividir esta meta e estabelecer perder 5kg a cada dois meses, não seria mais fácil? Depois dessa meta estabelecida é importante saber como irá conquista-la. Vais no nutricionista? Vais procurar um treinador para melhorar os treinamentos? Estabeleça as metas e coloque no papel! É importante visualizar os seus objetivos e sugiro que você leia sempre que quiser desistir.

Quanto a alimentação as palavras que destaco são organização e aprendizado. Organização para você planejar a sua alimentação diária. Quando você for se consultar com o seu nutricionista, diga para ele as suas principais dificuldades, qual o momento do dia que tem mais fome. E quanto ao aprendizado é buscar entender como funciona a alimentação saudável. O objetivo é saber escolher quais os alimentos que você pode consumir independente de qual local esteja. Em cada refeição é importante incluir um macronutriente, ou seja, um tipo de carboidrato, proteína e gorduras. Aí vão algumas dicas das suas funções e principais fontes.

Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes da natureza e tem como principais funções: fornecimento de energia, reserva de energia como glicogênio hepático e muscular, combustível para o sistema nervoso central, preservação das proteínas corporais e melhora a recuperação muscular. Ou seja, para nós que praticamos exercícios, ele é fundamental!!! Principais fontes: arroz, macarrão, batata inglesa e doca, aipim, mandioquinha, pães, bolos, etc.

As proteínas são fundamentais para o funcionamento do nosso corpo. Elas estão presente em funções super básicas do organismo, como a formação do DNA, reparação de tecidos, formação de enzimas… Elas são constituídas de aminoácidos e esses são divididos em aminoácidos essenciais e não essenciais. Ou seja, os essenciais não somos capazes de produzir e por isso devemos ingeri-los. Principais fontes: carne bovina, carne branca (peixe e frango), ovos, leite, iogurte, etc.

Os lipídeos ou gorduras são dividas em saturadas, poli insaturadas e monoinsaturadas. São importantes para o fornecimento de energia para as células e alguns participam da composição das membranas celulares. Principais fontes: abacate, azeite de oliva, oleaginosas.

Espero que coloquem em prática! Boa alimentação e bons treinos!