Categories: Experts

Termogênicos: qual a real necessidade de usá-los?

Quem nunca buscou na internet por suplementos milagrosos, aqueles que queimam gorduras, facilmente, sem esforço?  Ou, tem aquele amigo que usou um termogênico e emagreceu muito? Pois bem, e você já se perguntou que raio é esse de termogênico?! Vou tentar explicar para vocês um pouco mais sobre ele.

O que é um termogênico?

Os termogênicos são uma classe de suplementos que tem como objetivo o aumento da taxa metabólica do individuo, fazendo com que ele queime mais calorias e, com isso, a pessoa perca peso. Temos muitos, mas muitos termogênicos no mercado!

No Brasil, a Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA) permite somente a utilização da cafeína em uma quantidade de 210 a 420 mg por dose. Já nos EUA e em outros países, é permitida a inclusão de outros estimulantes como efedrina, anfetaminas, etc. Essas substâncias podem causar hipertensão arterial, infarto agudo do miocárdio, taquicardia e ate morte súbita.

Mas, daí você se questiona: será que posso usar alguns termogênicos naturais e que tenham efeito? Na verdade, nenhum suplemento natural ou alimento termogênico terá o mesmo efeito desses que contêm substâncias ilícitas. É por isso que você escuta que os produtos que se vendem no Brasil não funcionam.

Uso da cafeína como termogênico

E quanto à cafeína? Serve como termo? No Brasil, a cafeína é muito comercializada como termogênica. Porém, os estudos científicos nos mostram ao contrário. Que a cafeína funciona para acelerar a queima de gordura em animais que tenham mais tecido adiposo marrom (o que nós seres humanos adultos temos muito pouco!).

Outro fator que os estudos relatam é que nós temos adaptação fisiológica e, por isso, a dose de cafeína funciona por algum tempo. Depois, precisamos aumentar gradativamente a dose para ter efeito.

A cafeína em excesso pode trazer sintomas não muito agradáveis, como taquicardia, insônia, tremores. Tá, mas como vou saber se terei sintomas assim? Só consumindo o produto.

Há alguns anos atrás resolvi experimentar uma cápsula, quase morri! Ok! Estou exagerando, mas me senti muito mal e isso que sou uma pessoa que consome, no mínimo, 300 ml de café por dia.

 

Suplementos e termogênicos naturais

É importante salientar para vocês que existem alguns alimentos que podem te beneficiar no processo de redução de gordura, como, o gengibre, pimenta vermelha, canela e chá verde ou extrato de chá verde.

Porém, é necessário utilizar esses alimentos em uma dieta balanceada com a recomendação da sua nutricionista. Não adianta comer pizza e beber chá verde depois, achando que não vai absorver gorduras. Isso é mito total!

Mas, quer saber o trio que mais dá certo para o processo de emagrecimento?  ALIMENTAÇÃO REGRADA + EXERCÍCIO + VERGONHA NA CARA!

Sempre brinco com os meus pacientes que se termogênico funcionasse, já teríamos achado a solução para a obesidade. Por isso, foque nos treinos, procure uma nutricionista e vai embora correr pela cidade!

Denise Entrudo

Nutricionista do esporte e apaixonada por exercícios, Denise trabalha com atletas de elite e amadores e está sempre em busca de conhecimento, aliando a nutrição e o esporte. É pós-graduada em nutrição esportiva e treinamento físico e mestre em ciências médicas pela UFRGS. É corredora amadora de carteirinha e já completou sua primeira maratona.

Share
Published by
Denise Entrudo

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

5 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

5 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago