ShutterstockFoto: Shutterstock

HIIT e LISS: qual é o melhor para perder gordura?

Atualizado em 11 de janeiro de 2018
Mais em Fitness

Na busca pela perda de gordura, é comum que milhares de treinamentos diferentes surjam, cada um prometendo resultados melhores do que o outro. Recentemente, as rotinas de exercícios HIIT e LISS estão ganhando relevância, mas o que elas de fato são? Quais são as vantagens e desvantagens de cada uma? 

HIIT

High Intensity Interval Training, ou treino de alta intensidade intervalado, como o próprio nome já indica, consiste em exercícios de grande esforço físico – que duram de 5 segundos a 8 minutos – intercalados com pausas de duração variada. No total, suas sessões não devem passar dos 20 minutos e nem devem ser feitas mais de três vezes ao dia.

O curto período se compensa pela exigência: para um HIIT bem feito, é necessário manter seus batimentos entre 80 e 90% da frequência cardíaca máxima (FCM). Sua grande vantagem é o aumento do VO2 max. Isso significa que a capacidade de seu corpo para transportar e metabolizar o oxigênio aumentará, proporcionando menos cansaço – algo muito interessante para os corredores.

 

 

LISS

O LISS tem uma proposta quase contrária ao HIIT. Sua sigla significa Low Intensity Steady State, ou baixa intensidade em estado estacionário. Ou seja, o atleta deve manter sua frequência cardíaca entre 60 e 70% da FCM em sessões de, no mínimo, 45 minutos. A chave desse tipo de treinamento é manter o mesmo ritmo: sem explosões ou forçar muito, ele funciona bem como preparo para provas de longa distância e não exige tanto quanto o treino intervalado de alto volume.

E na queima de gordura?

Um estudo da Universidade do Novo México indicou que o HIIT certamente traz benefícios a um atleta médio: a perda de gordura é significativa para atletas que se submetem a esse tipo de treinamento. Entretanto, a alta demanda física e a possibilidade de overtraining impedem que tamanha potência seja mantida numa rotina. Por conta disso, balancear o HIIT com o LISS é a melhor solução para quem busca a queima de gordura: mesmo sem atingir a exaustão, é possível obter bons resultados.

Juan Meo, instrutor da Personal Training Peru, endossa a eficiência das sessões de alta intensidade sobre o LISS, que pode surtir efeito com maior rapidez. Ainda assim, ele não descarta os treinos longos como uma alternativa válida. Na corrida, ele recomenda o HIIT como foco para os velocistas, e o LISS para fundistas.

Antes de se aventurar em um dos dois tipos de treinamento, lembre-se de consultar um médico: por mais que esses métodos sejam muito estudados, só um profissional pode te aconselhar sobre quais os melhores exercícios para seu corpo.