Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Low Pressure Fitness: o atalho para a barriga negativa

Foto: Reprodução/Ativo Play

Famoso por ter caído nas graças das supermodelos Gisele Bündchen e Adriana Lima, o Low Pressure Fitness chegou para complementar outras metodologias de treinamento e ganhou popularidade por trazer resultados estéticos expressivos. Entre os ganhos mais citados, está a almejada “barriga negativa”. Baseada em exercícios posturais e respiratórios, o Low Pressure Fitness é capaz de diminuir até 12 cm na circunferência abdominal.

Juliana Barrocal, fisioterapeuta do Physio Institute e especialista em Low Pressure Fitness, explica a seguir tudo sobre o método.

Benefícios

“A maioria das pessoas chega ao nosso instituto procurando a técnica da barriga negativa, mas, quando descobre que os benefícios vão muito além disso, ficam mais interessados pela técnica. Vou citar alguns desses benefícios: contribuição para a melhora da postura (e, consequentemente, diminuição de dores na coluna), redução da diástase abdominal e melhora do funcionamento intestinal e da retenção hídrica. O Low Pressure Fitness também previne todo o tipo de hérnias (discais, abdominais e até vaginais) e melhora o tônus abdominal, criando um cinturão de sustentação. Isso ajuda a reorganizar os órgãos internamente, diminuindo a circunferência abdominal. E, como em todo exercício físico, proporciona bem-estar e prazer”, afirma Juliana.

Há semelhança com a yoga?

Uma das principais bases do Low Pressure Fitness são os exercícios hipopressivos, praticados há muitos anos na tradição do yoga. Os praticantes da técnica Uddiyana Bandha recorrem a exercícios de yoga que movimentam os órgãos, promovendo uma limpeza interna. Há uma grande similaridade no padrão respiratório nas técnicas hipopressivas.

O público

“Pela fama da barriga negativa, a maioria das pessoas que procura o Low Pressure Fitness é de mulheres. Para elas, isso realmente chama atenção. Mas fico feliz ao ver que, a cada dia, há mais praticantes homens. Eles aparecem pelo benefício estético, porém há alguns que vêm para melhorar a postura”, diz Juliana.

 

Leia mais

Tipos de yoga: a diferença está nas técnicas utilizadas

Hérnia de disco é um dos principais problema ligados à coluna

Dor no nervo ciático: conheça as causas e tratamentos

 

Exercícios para iniciantes

“Inicialmente, prefiro trabalhar posturas mais básicas, pois preciso ensinar os princípios técnicos como respiração, concentração e as pautas posturais. Nossas posturas têm nomes de deusas da mitologia grega. Nas mais básicas, inicio com Vênus e Atenas, uma postura em que o aluno está de pé e apenas varia a posição dos braços. Também há a Deméter, na qual o aluno está deitado. Conforme o aluno aprende os princípios básicos, podemos evoluir. Consigo dosar uma aula muito confortável e fácil com exercícios desafiadores com posturas bem difíceis.”

“Arma” pós-gravidez

O Low Pressure Fitness é uma das técnicas preferidas das mulheres que tiveram filhos e querem reduzir as medidas após o parto. Elas procuram os centros que trabalham com Low Pressure Fitness pela possibilidade de diminuir a diástase abdominal. A gravidez causa o afastamento do músculo reto do abdome, e o método “corrige” esse distanciamento ao trazer a tensão necessária para o músculo se aproximar novamente e executar sua função postural.

 

Clube O2

Economize ainda mais com o Clube O2

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!