Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Número de brasileiros que praticam exercícios cresceu 24%

Foto: Shutterstock

Apesar de vivermos em uma época em que problemas de saúde associados ao sedentarismo estão muito em pauta, houve um aumento no número de pessoas frequentando academias e correndo pelas principais avenidas de sua cidade nos últimos anos. 

De acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2017, realizada pelo Ministério da Saúde, o número de corredores aumentou 194% no Brasil, entre os anos de 2006 e 2017. Ainda de acordo com a pesquisa, a prática esportiva é mais disseminada entre os homens (43,4%) e entre pessoas nas faixas etárias de 18 a 24 anos (49,1%) e 25 a 34 anos (44,2%).

Nesse mesmo intervalo de tempo, o estudo aponta que, além da corrida, a procura por artes marciais também cresceu expressivamente. A quantidade de praticantes de modalidades como kung fu, judô e karatê aumentou 109%, enquanto a prática da paixão nacional, o futebol, caiu em 43,5%.

Estima-se que no Brasil 37% das pessoas que vivem em capitais praticam semanalmente, ao menos, 2h30min de atividade física (cerca de 22 minutos por dia). Esse tempo é o mínimo indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e deve ser motivo para celebrar, visto que cresceu 24,1% de 2006 até o ano de 2017.

Leia mais

OMS lança plano para reduzir o sedentarismo e promover a saúde

Pesquisa mostra que realmente existe a hora certa para queimar calorias

5 dicas de treino para iniciantes na corrida

Clube O2

Escolha seu Óculos HB + 6 MESES Grátis de Clube O2!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!