Como combater o estresse financeiro?

Atualizado em 19 de abril de 2016
Mais em Notícias

 Li um artigo esta semana sobre um assunto muito interessante: o estresse financeiro. Como não sou nenhum profissional especializado em economia, quero falar dos efeitos que esse assunto pode causar com sua saúde. Mesmo porque é muito comum receber clientes com quadro de estresse financeiro. Mas o que significa?

De uma maneira geral, o estresse não deve ser considerado um diagnóstico, mas um processo. E é por isso que a intensidade desse processo depende da forma como as pessoas reagem nas mais diferentes situações que provocam sentimentos como ansiedade, raiva ou medo, entre tantas outras como exemplo. De maneira fisiológica, o estresse é provocado após intensa liberação de um hormônio chamado cortisol.

Vários fatores podem acelerar a produção de cortisol. Mas tudo parte da sensação de perigo iminente. Logo depois, alguns fatores do cotidiano como trabalho, dinheiro e família podem ser destacados como outros principais estressores. Essa sensação afeta diretamente nossa saúde financeira, momentos que perdemos o controle da situação e, conseqüentemente, das finanças. E isso sem considerar que o fator seja uma dívida propriamente dito.

Queiram nós ou não, o estresse financeiro resulta de um sentimento de medo ou de incapacidade de lidar com situações financeiras futuras: incapacidade de pagar contas, de realizar planos, de aposentar-se com dignidade, de dar estudo aos filhos, de manter o padrão de vida anterior.

Hoje em dia, as pessoas se preocupam muito com o sucesso e a segurança financeira. Acompanhado aparece o estresse financeiro, prejudicando muitas vezes a nossa saúde física e os relacionamentos sociais. Por isso cuidado com o seu casamento, sua produtividade no trabalho, as amizades e os contatos familiares.

Cuidado com o Estresse Financeiro. Ele pode te causar:

dor de cabeça e enxaqueca
preocupação e nervosismo excessivo
hipertensão
ansiedade e depressão
insônia
problemas estomacais
fadiga e fraqueza
abuso de drogas, álcool e fumo
desordens alimentares
úlceras
dificuldade de concentração
irritabilidade
moral baixa
dificuldade de relacionamento com a família e amigos
problemas cardiovasculares e psicológicos.

Separei cinco agentes estressores para você ficar atento:

1. Dívidas: o medo das contas que chegam.
2. Busca incessante pelo sucesso, pela habilidade de ser capaz de comprar não apenas as coisas que necessitamos.
3. Medo de perder o emprego ou a fonte de renda.
4. Medo do envelhecimento sem qualidade. Isso explica, por exemplo, o enorme avanço da previdência privada no Brasil.
5. Medo de retroceder na posição social. Ou seja, não ser capaz de manter o status quo, ou o estilo de vida a que se está acostumado.
Portando, cuida da sua saúde financeira para garantir sua saúde física e mental.