Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Correr ou caminhar: o que é melhor para a perda de peso?

Foto: Shutterstock

Tanto a corrida quanto a caminhada são muito benéficas para a saúde. Aumentam a produção de endorfinas, que trazem a sensação de bem-estar, e ajudam a melhorar a nossa condição física, prevenir doenças cardiovasculares, reduzir o estresse e melhorar o tônus muscular. Mas qual dos dois exercícios é mais eficiente para a perda de peso?

Diversos fatores influenciam o gasto calórico e, consequentemente, a perda de peso, de uma pessoa, como idade, peso e intensidade do exercício. Contudo, de acordo com um estudo do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, dos Estados Unidos, quando o objetivo é emagrecer, a corrida é mais eficiente que a caminhada.

Uma outra pesquisa, da Universidade de Wyoming, também dos Estados Unidos, constatou que, além de ajudar a queimar mais calorias, a corrida ajuda a diminuir o apetite, favorecendo ainda mais o emagrecimento. O estudo comparou o consumo de dois grupos de participantes após a prática de uma hora de exercício, tendo metade caminhado e a outra corrido.

 

Leia mais

Treino para emagrecer: simples e prático

Clipe Dance: perca calorias dançando

Pular corda para emagrecer brincando!

 

O resultado obtido foi que as pessoas que caminharam consumiram em média após a atividade 50 calorias a mais do que gastaram, enquanto que os que correram comeram 200 calorias a menos do que gastaram no treino. Essa diferença se deve à ação de um hormônio que ajuda inibir o apetite e que tem sua produção aumentada com a corrida.

Isso não significa, contudo, que o hábito de caminhar perdeu a sua importância. Mas se a sua meta é emagrecer, é preciso praticá-la de maneira eficaz e com maior intensidade para conseguir alcançar um bom resultado.

Esta matéria foi publicada no site Activo Chile. 

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!