Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Estudo: exercício físico ajuda na luta contra o tabagismo

Foto: Shutterstock

Quando falamos sobre lutar contra nossos vícios, parar de fumar é uma das tarefas mais complicadas pois mexe com o bem-estar psicológico e físico. Quem fuma coloca naquele cigarro muita coisa: as frustrações, a ansiedade, o nervosismo, – até as alegrias, a hora de socializar e de silenciar. Mas um estudo britânico aponta que praticar uma atividade física pode ser um importante passo nessa luta contra o tabagismo.

A pesquisa da St. George’s University of London aponta que o exercício durante a exposição à nicotina reduz acentuadamente a gravidade dos sintomas de abstinência desta substância, um efeito que é acompanhado por uma maior ativação dos receptores de acetilcolina nicotínica α7 (alvos da nicotina) na região do hipocampo do cérebro.

“Os achados apoiam o efeito protetor do exercício contra o desenvolvimento da dependência física, o que pode ajudar a parar de fumar, reduzindo a gravidade dos sintomas de abstinência”, disse o autor principal do estudo, Dr. Alexis Bailey.

 

 

Leia mais

10 dicas para não perder a motivação na corrida

5 passos para sentir o runner's high, a brisa da corrida

Que coisa mais linda, mais cheia de graça

E este exercício não precisa ser necessariamente vigoroso. De acordo com os pesquisadores, os mais indicado são os exercícios cardiovasculares, que melhoram a vasodilatação e aumentam o volume de oxigênio circulante no organismo. Apenas 15 minutos de uma atividade aeróbica leve (caminhar ou correr em ritmo tranquilo) já ajudariam a reduzir a abstinência, segundo o estudo.

A pesquisa foi feita usando ratos como cobaias. Por isso, segundo os próprios cientistas, ainda é necessário avançar na investigação para comprovar a eficácia da tese em humanos. Segundo eles, outros mecanismos ligados ao movimento do corpo podem ter influência para a diminuição desse e de outros vícios que adquirimos ao longo da vida.

Para quem fuma e já pratica esportes, vale a dica: a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou relatórios que confirmam que praticantes de atividades físicas fumantes se recuperam mais lentamente do esforço físico, além de perder mais massa muscular, já que a nicotina reduz a síntese de proteínas. 

 

 

Clube O2

Clube O2 + Mochila de Hidratação!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!