ShutterstockFoto: Shutterstock

Power Plate: será que funciona mesmo?

Atualizado em 30 de março de 2017
Mais em Notícias

Já ouviu falar dessas plataformas vibratórias (Power Plate) que prometem perda de peso e corpo sarado sem fazer muito esforço? Pois é, muita gente aderiu à moda desses equipamentos de ginástica que estão presentes em algumas academias ou à venda na internet.

Segundo os fabricantes, é possível fugir da malhação, dos treinos suados e desgastantes e ainda ter o corpo em forma. Mas será que realmente funciona para esses objetivos?

O que é o Power Plate?
O aparelho é o dispositivo vibratório que promete ser eficaz para todas as idades, estilos de vida e capacidades físicas. Utiliza princípios que estimulam a resposta natural do corpo à vibração. É bastante utilizado para ginástica, fisioterapia e massagens estéticas e relaxantes.

Parece bom demais para ser verdade. A plataforma funciona por meio de vibrações no corpo inteiro, com rápidas contrações musculares que trabalham o sistema neuromuscular, ósseo e endócrino, com baixo impacto nas articulações.

O Power Plate simula o aumento da força da gravidade sobre o corpo, vibrando para cima e para baixo de 30 a 50 vezes por minuto. As vibrações variam em amplitude e frequência, fazendo com que o músculo contraia e alongue, acelerando a musculatura. Por isso, pode ser inserido no treino de força, melhorando seus resultados.

Resultados sem malhação? 
Além disso, os fabricantes afirmam que o Power Plate é um ótimo aliado se você quer perder peso. As vibrações da plataforma variam em amplitude e frequência, fazendo com que o músculo contraia e alongue, acelerando a queima de calorias. A perspectiva é boa: com o Power Plate, você pode reduzir o tempo do treinamento, consegue resultados superiores em relação ao uso de outros equipamentos, demanda menos esforço físico e ainda causa um desgaste menor nas articulações, pois não tem atrito. Mas essa promessa do Power Plate não é uma garantia científica.

Recomenda-se que mulheres grávidas, crianças e pessoas com problemas na coluna não utilizema a máquina. Não se sabe, por exemplo, se a vibração do aparelho pode ter efeitos indesejados na visão e na audição. No entanto, não há estudos suficientes sobre os efeitos do uso regular de uma plataforma vibratória no treinamento físico. 

 

 

Estudo
Um estudo recente afirma que o Power Plate pode ser tão eficaz como correr em uma esteira quando o assunto é ajudar a perder peso e melhorar a força óssea. De acordo com pesquisa, publicada na revista Endocrinology, 20 minutos por dia ao longo de três meses reduziram a gordura no abdômen, no fígado e aumentaram os níveis de osteocalcina, uma proteína que fortalece os ossos.  

Esta pode ser notícia emocionante se você não quiser ou não pode praticar exercícios físicos de impacto ou aeróbicos, como a corrida por exemplo. Mas, vale a ressalva: o estudo foi feito por pouco tempo e com ratos.

Uma equipe de pesquisadores reuniu dois tipos diferentes de ratos de cinco semanas de idade: os saudáveis ​​e aqueles geneticamente alterados para se tornarem obesos e diabéticos. Em seguida, eles colocaram cada tipo de rato em um dos três tipos de regimes de 12 semanas: permanecendo sedentários, correndo regularmente em uma esteira e regularmente passando pelas vibrações do Power Plate. Os resultados mostraram que as vibrações pareciam ter efeitos comparáveis ​​a correr na esteira quando falamos de perda de peso e melhora da diabetes.

Contras
O estudo durou apenas 12 semanas, insuficiente para estudar os efeitos a longo prazo das vibrações do Power Plate (WBV). E ninguém determinou definitivamente se todas as frequências e amplitudes possíveis dessas vibrações podem ser úteis ou prejudiciais. Além disso, o que se aplica aos ratos não se aplica necessariamente aos seres humanos. Corpos e fisiologia são diferentes o suficiente para que os tratamentos que pareçam eficazes para os ratos não sejam muito funcionais para nós, humanos.  

Ou seja, pesquisas mais específicas e com humanos são necessárias para melhor determinar os riscos e benefícios de usar essas plataformas vibratórias para perda de peso. A evidência disponível para seres humanos ainda é bastante questionável.

Mas a moda já pegou. Famosos aderiram às plataformas vibratórias e em muitos lugares já é possível treinar em um desses.

Apesar de muita gente buscar por uma fórmula mágica, a vida não é fácil assim. Quando falamos em perda de peso, não existe segredo: é necessário mudar hábitos, praticar esportes e reeducar a alimentação. E, falando de exercícios físicos, fazer uso do Power Plate certamente não irá substituir todos os benefícios do exercício cardiovascular real ou do esporte ativo.

E você? Já usou o Power Plate? Gostou? Comente aqui!