Thiago Pereira e Jade Barbosa ganham prêmio Brasil Olímpico

Atualizado em 01 de agosto de 2016
Mais em Notícias

Dois representantes da nova geração do esporte brasileiro são os grandes vencedores do Prêmio Brasil Olímpico 2007. Com excelentes resultados no ano, a ginasta Jade Barbosa e o nadador Thiago Pereira foram eleitos os melhores atletas do ano em votação popular realizada pela Internet.

Eles receberam das mãos do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, e do Ministro do Esportes, Orlando Silva, seus troféus em cerimônia realizada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Na disputa feminina, Jade recebeu 51,6% dos votos, superando a jogadora de futebol Marta (39,4%) e a saltadora com vara Fabiana Muren (9%). Na categoria masculina, Thiago Pereira obteve 56,5% dos votos, à frente do ginasta Diego Hypólito (28,9%) e do judoca Tiago Camilo (14,6%).

O ano de 2007 foi o melhor das carreiras de Jade e Thiago, que conseguiram resultados inéditos para o esporte nacional. A ginasta, 16 anos, se tornou a primeira brasileira a conquistar uma medalha na disputa individual geral de um Campeonato Mundial – bronze em Stuttgart (Alemanha), no mês de setembro. A brasileira também se destacou nos Jogos Pan-americanos Rio 2007, conquistando três medalhas: ouro no salto, prata por equipe e bronze no solo.

Thiago Pereira, 21 anos, tornou-se o atleta brasileiro com maior número de medalhas de ouro conquistadas uma edição de Jogos Pan-americanos (seis). O nadador subiu ao pódio outras duas vezes no Rio 2007 (uma prata e um bronze). Em novembro, o nadador confirmou sua excelente forma, quebrando o recorde mundial dos 200m medley em piscina curta (1min53s14).