Pular corda: diversão aeróbica

Atualizado em 10 de outubro de 2018
Mais em Fitness

Por Odara Gallo

Praticar corrida durante muitos anos sem enjoar e sem desanimar não é tarefa das mais fáceis. Fatalmente, os corredores precisam se dedicar a atividades paralelas para manter o preparo físico e não deixar os treinos caírem na rotina. Uma boa opção para momentos como esses pode estar em uma atividade simples, que é quase uma brincadeira: pular corda.

Além de relembrar a infância de alguns, esse exercício trabalha bem a parte aeróbica do atleta, além de desenvolver equilíbrio e agilidade, como fazem os lutadores de boxe, por exemplo. “Pular corda envolve grandes grupos musculares, por isso estimula o trabalho cardiovascular”, explicou Rogério Orban, coordenador técnico da Properformance Assessoria Esportiva, especialista em Fisiologia do Exercício.

A melhora da resistência é apenas um dos benefícios que essa atividade traz. Queimar as gordurinhas a mais também é possível com a ajuda da corda. “Além da solicitação de membros inferiores, existe também a participação importante dos braços na execução do movimento. Ou seja, quanto maior a massa muscular solicitada em um exercício, maior o gasto calórico”, falou Samuel Ferraz, professor e personal da Formula Academia, formado em Educação Física e pós-graduado em Fisiologia do Exercício.

O trabalho de muitos grupos musculares citado como vantagem da atividade pelos profissionais não se limita apenas aos membros. Além de panturrilhas, coxas e braços, pular corda fortalece glúteos, abdômen, peitoral, ombros e lombar, e os exercícios podem ser moldados para seu objetivo na corrida. “Podemos trabalhar resistência muscular ou força e explosão, com saltos pequenos e grandes. Há ainda como desenvolver a coordenação, com movimentos específicos da corrida, como elevação dos joelhos, elevação do calcanhar e outros”, sugeriu Rogério Orban. O professor atentou ainda para a melhora no equilíbrio e na consciência corporal, que podem ser obtidos com salto em uma perna só.

Pule antes de correr

O corredor pode aproveitar a atividade para aquecer os músculos antes de provas ou treinos mais longos. Além disso, sessões de pular corda podem funcionar como complemento para treinos de base. “Nessa fase, é possível aplicar em um circuito para a melhora na condição física geral, coordenação e fortalecimento da estrutura utilizada na corrida”, afirmou Rogério Orban.

Mas é preciso tomar cuidado para não exagerar na dose antes de executar exercícios de complementares. “A inclusão antes de treinos de força pode ser feita, desde que isso não interfira na perfeita execução dos movimentos no treino de musculação”, alertou Samuel Ferraz.

Quanto pular para emagrecer

Se você é daqueles que correm para poder comer, agora você também pode pular para neutralizar os exageros do fim de semana. Os especialistas afirmam que, por ser uma atividade aeróbica intensa, é uma ótima opção para incluir no programa de perda de peso, mas não adianta dar uns pulinhos aqui e outros ali. “O ideal é que sejam realizadas de três a quatro sessões semanais de 30 minutos divididos em intervalos que podem variar de dois a cinco minutos, de acordo com o condicionamento de cada um, por 1 minuto de recuperação”, sugeriu Samuel Ferraz.