Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

10 mil passos por dia nos tornam mais saudáveis?

Foto: Shutterstock

10 mil passos. Essa “meta” aparece em vários relógios fitness e veículos de mídia como um número mágico para sair do sedentarismo e tornar-se uma pessoa saudável. O objetivo foi criado nos anos 1960, pelo pesquisador japonês Yoshiko Hatano. Ele afirmava que essa prática melhoraria alguns índices de saúde em um indivíduo, como a glicemia, a proporção de gordura entre cintura e quadril e a pressão arterial.

Apesar dos 10 mil passos serem relevantes até os dias de hoje, Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech, afirma que é melhor acumular 150 minutos de atividade física por semana: “Inúmeras evidências científicas nos permitem afirmar que a duração não é o fator mais importante ou o único a se considerar na prescrição”. De qualquer maneira, Netto ressalta que ter esse objetivo diário é um grande avanço para uma vida mais saudável. “Só o fato de se movimentar mais já vai produzir benefícios para a melhora da saúde e qualidade de vida”.

Pela simplicidade, os 10 mil passos são acessíveis para qualquer um, mas é preciso ter cautela se você estiver sedentário: “Faça poucos minutos por semana de atividades adequadas para o seu nível de condicionamento físico. O ideal é que a progressão seja de 1000 passos adicionais a cada semana”, sugere Netto. Para monitorar essa evolução, um smartphone basta – é só escolher entre os inúmeros aplicativos fitness disponíveis.

Movimentar-se e circular pelo seu ambiente de trabalho é outra opção dada por Eduardo, que acrescenta dicas como preferir escadas no lugar de elevadores e usar bicicleta como meio de transporte. Além disso, ele ressalta a importância de organizar o seu tempo em torno de suas metas, criando um hábito de realizar atividades físicas sempre em um determinado período.

 

Leia mais

Adidas: novo lançamento global e combate à poluição marinha

Como conciliar os treinos com a Copa do Mundo?

O jeito certo de correr: 8 qualidades que todo corredor precisa ter

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!