Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

10 passos para ganhar massa muscular

Ganhar músculos vai muito além da estética, e pode trazer diversos benefícios para o atleta. Segundo Leandro Sandoval, treinador da assessoria esportiva Lifetraining, o ganho de massa muscular é importante para esportistas de qualquer modalidade, pois diminui o risco de lesões, além de dar suporte de força e resistência para executar a atividade física proposta com melhor técnica e autonomia.

Entretanto, o treinador orienta que, em alguns casos, deve-se tomar muito cuidado para não aumentar demais a massa muscular. “Certos esportes dependem de uma quantidade menor de massa e isso poderá prejudicar o desempenho do atleta. Já nas modalidades que exigem muita força, o ideal é ter um grande ganho muscular”, explica Sandoval, que listou dez passos para quem pretende ganhar músculos e não sabe por onde começar.

Treino de musculação: fazer musculação corretamente, ou seja, ganhar resistência para aumentar a massa muscular. Não é necessário fazer todo dia, pode ser realizado de duas a três vezes por semana, isso dependendo da modalidade e do nível a ser disputado.

Adaptação: faça treinos com menor carga e maior resistência por pelo menos duas semanas, antes de começar a mudar para hipertrofia.

Treinos de propriocepção e fortalecimento com técnicas específicas para a modalidade: não tem o mesmo resultado da musculação, mas ajudará muito a aumentar a massa muscular através de fortalecimentos específicos.

Treinos de força em subida: subir escadas ajudará a fortalecer, principalmente, os membros inferiores e a coluna lombar.

Treinos de Força e Hipertrofia: não adianta ficar na zona de conforto. Faça muita força, pois sem a sobrecarga ficará muito difícil aumentar a massa muscular.

Fortalecimento em primeiro lugar: faça primeiro os exercícios de fortalecimento e posteriormente a corrida, pois os músculos precisarão de força para evoluir.

Variação nos exercícios: com a grande capacidade de adaptação do nosso corpo, é importante variar o grupo muscular trabalhado a cada quatro semanas.

Recuperação muscular: todo o organismo precisa de descanso para evoluir. Portanto, dê uma folga aos seus músculos e ao corpo para otimizar o ganho de massa.

Alimentação Balanceada: a alimentação balanceada vai ajudar no processo de formação de tecido muscular. Sem ele, a evolução ficará prejudica.

Mantenha-se forte: quando chegar ao objetivo desejado, é importante tentar manter a forma, pois a musculatura sem estímulo voltará a perder força. Os músculos do corpo não se mantém sem estímulos apropriados.

Clube O2

Combo 2 em 1 Clube O2

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!