Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Atividades para torrar calorias além da corrida

O gasto energético de uma atividade está relacionado à intensidade do exercício e fatores como: idade, peso corporal, estatura e nível de condicionamento. Correr é uma das atividades que mais queima calorias: a prática é intensa e aeróbica; mas saiba que não é só ela que dá aquela mãozinha na perda de peso. Alguns exercícios são tão indicados para torrar calorias quanto a corrida.

Perder peso depende de uma série de fatores, mas é sabido que alguns esportes e atividades físicas promovem maior queima de calorias do que outros – e que, se feitos em conjunto com uma alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável, podem auxiliar bastante a emagrecer. Confira quais atividades, além de correr, você deve investir para torrar calorias:

HIIT

Depois de criar um método avançado para calcular o gasto de energia durante o exercício, pesquisadores da Universidade do Sul do Maine (EUA) descobriram que treinar com pesos promove uma queima de até 71% maior do que se pensava antes. Ou seja, um circuito rápido de alta intensidade, como os treinamentos HIIT (High Intensity Interval Training ou Treinamento Intervalado de Alta Intensidade) podem queimar tantas calorias quanto correr a 15 km/h.

Remo

Quem pratica o remo utiliza os músculos dos braços, das pernas e das costas. É um ótimo treinamento para todo o corpo e para aumentar a resistência cardiovascular. Segundo tabela da  Universidade de Harvard,  dentre as atividades listadas, o remo é uma das que mais queima calorias. Segundo eles, uma pessoa de 84 quilos pode queimar 377 calorias durante 30 minutos de remo a um ritmo vigoroso.

Burpees

São flexões acompanhadas de salto. Esse é um exercício matador e queima muitas calorias, tanto quanto correr (depende de quantos consegue fazer em um minuto, o consumo de calorias é até maior). O  American College of Sports Medicine  recomenda esse exercício para quem quer acelerar o metabolismo. Os burpees são exercícios de alta intensidade que trabalham vários músculos ao mesmo tempo. E o legal é que você só precisa do seu corpo e um espaço pequeno para fazer.

Pular corda

Esse é fácil de fazer e, segundo o  Compendium of Physical Activities,  referência em assuntos de Educação Física da Universidade de Stanford, quem pula corda queima muitas calorias (intensidade moderada 100-120 repetições por minuto) e utiliza mais grupos musculares do que correr. Além disso, você ainda trabalha coordenação e equilíbrio.

CrossFit

Essa prática queima, em média, 13 calorias por minuto e é uma atividade muito completa, onde você dita o ritmo do treino. Deve ser feita sempre acompanhado de um profissional que supervisione a execução de cada movimento – para evitar lesões. Assim como correr, no CrossFit você deve ir devagar e evoluir aos poucos. Além da queima, a prática melhora a força e a resistência.

Treinamento com cordas

Basta 30 segundos agitando as cordas e o coração já acelera, o corpo transpira e o metabolismo vai às alturas. Em um estudo recente da  Universidade de Nova Jersey,  os exercícios de corda ganharam destaque em função do consumo de oxigênio total e do gasto de calorias (em média 10,3 por minuto). Lembrando que esse gasto depende dos exercícios realizados com as cordas.

E aí? Qual deles você prefere?

Clube O2

Escolha seu Óculos HB + 6 MESES Grátis de Clube O2!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!