Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

HIIT na esteira: pique acelerado

Por Anna Paula Lima

Que tal transformar sua rotina e corrida? Cada vez mais, na vida, as soluções simples são as mais indicadas para conseguir o que a gente quer. Não tem tempo para colocar os pés nas ruas? Mude seu programa de treinamento e corra na esteira. Ou, melhor, faça HITT na esteira. O pulo do gato é o jeito de usar o aparelho. E variar é a chave porque o organismo se adapta depressa aos estímulos e o velho treino faz menos efeito. Seu condicionamento melhora, se o corpo é desafiado.

E aí entra o HIIT (Hight-Intensity Interval Training, ou Treinamento com Intervalos de Alta Intensidade) com um plus, a esteira. Febre entre os que querem queimar gordura e, também, muito interessante na melhora cardiovascular e de performance. Resumo da ópera: para correr mais rápido e mais leve, dá um up no condicionamento cardiorrespiratório e gastar mais energia. Para quem é praticante de atividade física ou mesmo corredor amador, um treino curto e eficiente de 30 minutos. As sessões, de HIIT na esteira, alternam aceleração e recuperação em tempos iguais. Você programa a sessão de acordo com seu condicionamento. Podem ser séries em tempos menores (30’ perto da zona máxima de frequência cardio X 30’ de recuperação com trote leve ou caminhada), ou com estímulos de até quatro minutos (4’X4’). Mais: pode ser feito tanto por iniciantes (com a atenção de um professor), como por mais avançados, e de duas a três vezes por semana.

Combo derrete-condiciona de HIIT na esteira

Treino 1

  • 10 minutos de aquecimento (corrida leve)
  • Você vai intercalar estímulos de 30 segundos a 1 minuto, ou de até 1 minuto e 30 segundos, com intervalo maior, proporcional e até menor do que o estímulo.
  • Tempo de duração: 30 minutos

Treino 2

  • 10 minutos de aquecimento (corrida leve)
  • Com a corrida mantida por mais tempo, você também vai alternar4 minutos de estímulo seguidos de 4 minutos de recuperação.
  • Tempo de duração: 30 minutos

(Fontes: José Eduardo Coghi Pompeu, professor da Academia Body Tech, em SP; professor Fabrício Miranda site 30’tododia) – Agradecimento: Academia Body Tech- unidade Shopping Eldorado, em SP.

Clube O2

Escolha já seu Óculos HB!

Compartilhe por email!