José Rubens D'Elia: o poder feminino no esporte

Atualizado em 19 de abril de 2016
Mais em Treinamento

Por muito tempo as mulheres sofreram discriminação na prática de esportes. Hoje elas incorporaram várias modalidades que muitos pensavam que nunca teriam a presença feminina. A maior preocupação das mulheres quanto à saúde e sua qualidade de vida também influenciaram o crescimento deste índice.

No último domingo, dia 14, tive a honra de comentar o Circuito Radical no Verão Espetacular da TVGlobo. A grande novidade desta 2ª edição foi a presença do feminino no revezamento.

Elas abriram o Circuito com corrida cross country e deram um show. Isso mostra que a mulher está presente no esporte e é cada vez mais importante investir no feminino, já que em quase todo o mundo essa prática começou muito tarde. Quem investir mais e da melhor maneira tem grandes chances de buscar medalhas nas Olimpíadas e outras grandes competições.

Uma prova do avanço feminino ao longo dos anos foram as Olimpíadas de Pequim. A presença vitoriosa das mulheres superou as expectativas dos brasileiros e do mundo. De fato, além dos ouros do vôlei e do salto, as atletas brasileiras ganharam mais medalhas inéditas no judô, na vela e no tae kwon do. A delegação feminina também foi recorde em Pequim – dos 277 atletas, 132 eram mulheres.

O treinamento delas

O único fator que pode desfavorecer a mulher no treinamento é o ciclo menstrual, no entanto, a disciplina e o instinto de superação das mulheres são fatores valiosos dentro das competições.

A frase da campeã Andrea Celeste no Circuito Radical para o Globoesporte.com mostrou a realidade dessas características, ela estava se recuperando de uma séria lesão: “Eu não sei se eu poderia fazer todo esse esforço. Mas quando você está competindo em equipe, você acaba esquecendo de tudo isso” – explicou a líder.

A preparação física para mulheres é muito parecida com a dos homens, mas com uma intensidade menor.

Os treinos se baseiam em:
• Resistência através de rodagem
• Velocidade com treinos intervalados e tiros
• Musculação para evitar lesões e fortalecer as pernas.

Bons treinos!