Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

A natureza nos premia, a cada 24 horas, com o privilégio de mais um dia, que poderia ser celebrado como um renascimento constante. Além desse presente diário, temos no calendário das Festividades religiosas a Páscoa, cujo significado maior é o Renascimento.
Porém, esse sentido verdadeiro fica em último plano pela magia que os ovos de páscoa exercem no ser humano, de todas as idades. O sabor delicioso do chocolate atua de forma instantânea no organismo, proporcionando uma sensação de muito prazer, o que faz com que haja uma grande porcentagem de pessoas chocólatras, que não sobrevivem sem chocolate.
O segredo dessa metamorfose que altera o humor para melhor, deixa muitos de bem com a vida, faz o sorriso dos semblantes voltar é resultado da serotonina que o chocolate possui, também popularmente chamada de “droga do bem-estar”.
Nada contra a delícia dos chocolates, que como tudo na nossa vida, se forem consumidos de maneira correta , ou seja, sem exageros, fazem muito bem e estão dentro da cota dos alimentos prazerosos.
Porém, buscar a sensação de prazer de forma exagerada através do chocolate faz com que o efeito positivo seja superado por várias contra-indicações: excesso de calorias, que se transformam em excesso de peso e que, em alguns casos, camuflam uma “fuga” pessoal de não enfrentar a compulsão e/ou de não “encarar de frente” alguns problemas do cotidiano, que precisam ser resolvidos pela nossa energia interior.
E nesse ponto, o chocolate, por mais delicioso que seja, por mais serotonina que contenha não vai nos ajudar. O olhar corajoso para nós mesmos, aceitando as virtudes e as dificuldades e escolhendo atitudes saudáveis no plano físico, emocional e espitirual é uma forma de renascimento. Que tal, comemorar a próxima Páscoa, com essa nova postura!
Seu diálogo interno pode reclamar e dizer: e a sensação de prazer, causada pela serotonina do chocolate? Terei que abrir mão?
NÃO COM TODAS AS LETRAS! Você não precisará abrir mão da sensação maravilhosa de prazer que é associada à serotonina. Ela também pode ser gerada e sentida quando você faz atividade Física. De maneira muito mais saudável para o seu corpo, para a sua mente, você pode produzir essa sensação, com uma atitude de nutrição, que fará bem para o seu ser integral.
Além dessa sensação, a atividade física faz com que a auto-estima aumente, você vai praticar outro sentimento, que também produz serotonina em doses muito generosas: Amor. Você vai se amar mais e amar mais o outro.
E com esse sentimento você, com certeza, poderá saborear o seu ovo de páscoa, com o seu chocolate preferido, porque saberá, com certeza, comer sem culpa, por prazer, a porção mágica, na quantidade adequada para você.
Essas escolhas conscientes fazem parte do seu, do nosso renascimento diário, da nossa Páscoa, da nossa forma de praticar Terapia Esportiva.
Feliz Páscoa!
Compartilhar link