Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Treino a dois: os benefícios de malhar em casal

Colocar em prática aquela velha promessa de começar uma atividade física nem sempre é uma tarefa fácil. O que não faltam são desculpas para adiar os planos: falta de tempo, cansaço, problemas financeiros etc. Nesses casos, a companhia certa pode ser o ingrediente-chave que faltava para convencer qualquer um a sair do sofá.

Além de servir como estímulo, a prática a dois torna o treino mais divertido e, quando feita em casal, ainda ajuda a melhorar o relacionamento.

O casal Robert Moutran e Osanita Rodrigues, de 43 anos, são a prova de como essa teoria funciona. Ao perceber que estava acima do peso e precisava emagrecer, a advogada procurou um educador físico e personal trainer – Robert – para começar a treinar. Após seis meses de muito exercício e reeducação alimentar, perdeu mais de 20 kg e, de brinde, ainda encontrou o amor de sua vida.

“Começamos a namorar, nos casamos e hoje trabalhamos incentivando as pessoas a terem mais qualidade de vida”, conta Osanita. Eles desenvolveram o projeto “Casei com Personal”, pelo qual motivam outros casais a praticarem atividade física juntos.

 

Leia mais

Petiscos saudáveis: 8 receitas para qualquer ocasião

Cinco razões para dar uma chance às bicicletas elétricas

Cadeirante superou lesão e encontrou felicidade virando um Ironman

 

De acordo com o casal, o treino a dois ajuda muito a manter ambos fiéis às planilhas de treino, pois um sempre está incentivando o outro. “Depois que o exercício se torna um hábito fica mais fácil, mas no início essa parceria e cumplicidade fazem toda a diferença”, afirmam.

Benefícios de treinar a dois:

 

1. Melhora a relação

A atividade física traz benefícios não apenas ao corpo, mas também à mente. A prática eleva a autoestima, alivia o estresse e a ansiedade e ainda promove a sensação de bem-estar e prazer, contribuindo, assim, para a saúde do relacionamento do casal. Além disso, o treino a dois fortalece a união, pois passa a ser um momento diferente que o casal tem para curtir e se conhecer melhor.

2. Resultados mais rápidos

Quando um parceiro ajuda o outro a não pular ou desistir dos treinos, as mudanças no corpo tendem a aparecer antes do previsto. “O que não pode é criar uma dependência, pois o fato de treinarem juntos não significa que se um não pode ir se o outro também não vai”, destaca Robert.

O personal destaca, ainda, que as mulheres precisam levar em conta que seus parceiros, por questões fisiológicas, podem conquistar um melhor condicionamento físico antes delas, mas que isso não é motivo para desânimo. “Dizer frases de incentivo ajuda muito a incentivar a pessoa a não desistir e seguir em frente”, diz.

3. Espírito de equipe

O trabalho feito em conjunto no treinamento tende a ser replicado em outros momentos da vida do casal. Isso faz com que eles criem o hábito de traçar novas metas e trabalhem sempre juntos para concretizá-las.

4. Mais confiança

É normal ter de lidar com o ciúme no ambiente de treino, pois são momentos que favorecem a proximidade com outras pessoas. Nessas horas, a atitude do parceiro pode não só evitar uma briga ou confusão, como fazer com que um passe a confiar mais no outro. “É fundamental manter o foco durante o treino, além de ter um pouco de jogo de cintura”, brinca Robert.

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!