Treino no frio: elimine a preguiça e as calorias

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Treinamento

Com a chegada dos dias frios, você só tem vontade de se enterrar em baixo das cobertas, sem ter ânimo para o treino? Para deixar a preguiça de lado e eliminar os quilos que estão sobrando, você pode apostar em um treino que, além de aquecer, ajuda a tonificar a musculatura.

O melhor é que nos dias mais gelados você opte pelo treino indoor, já que o clima dentro da academia tende a esquentar depois do início dos movimentos. Comece a se exercitar com alongamentos leves, já que quanto mais frio estiver o corpo e menor for a temperatura ambiente, maiores são os riscos de lesões.

Com o corpo preparado para os exercícios, parta para o treino aeróbico. Aqueça por 15 minutos, alternando investidas entre a esteira e a bike, sendo 3 minutos em velocidade mais lenta e outros 3 minutos mais acelerado, até que completem os 15 minutos.

Altere, também, o seu treino de musculação. O ideal é que nos dias mais gelados você aumente o número de repetições dos exercícios de força para cada parte do corpo. Isso porque, com os dias frios, a musculatura precisa de mais estímulo para responder da mesma forma que nos dias quentes.

leia-mais-cinza
ícone-texto  5 MITOS E VERDADES SOBRE OS SEUS TREINOS
ícone-texto  MUSCULAÇÃO: 6 ERROS COMUNS (E COMO EVITÁ-LOS)
ícone-texto  ALONGAMENTO: DEVO OU NÃO FAZER?

E não descuide da hidratação. Com a queda da temperatura a hidratação é negligenciada, já que você não sente tanta vontade de beber líquidos. Mas se o seu corpo estiver desidratado, o treino não será proveitoso.

Preste atenção, ainda, ao que coloca no prato. A tendência de comer mais é comum nos dias frios. Isso acontece porque, para manter a temperatura interna do corpo em 37°, o metabolismo aumenta. O lado bom disso é que as reservas de energia são queimadas para manter o corpo quente. Em contrapartida, você come mais alimentos calóricos, justamente para repor essa reserva de energia. Mas com o treino certo nos dias frios, você consegue a disciplina necessária para manter uma dieta equilibrada, e usa o gasto calórico extra a seu favor para eliminar mais gordura.

(Fonte: Paulo César de Oliveira Silva, professor da Just Fit Academias)