José Rubens D'Elia: regule o seu relógio biológico

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

Viver na contramão do nosso próprio sistema biológico pode ter consequências sérias em setores importantes da nossa vida, como profissão, família e saúde

Como você já sabe, o nosso corpo pede muito pouco para funcionar de maneira saudável.

Vale a pena relembrar a mensagem diária do corpo e verificar quais itens já estamos cuidando e quais podem fazer parte do nosso planejamento de mudança.

Vamos lá! O nosso corpo precisa dos seguintes ingredientes: SONO REGULAR, ALIMENTAÇÃO BALANCEADA, ATIVIDADE FÍSICA, RELAXAMENTO E ALGUM TIPO DE MEDITAÇÃO.

A vida moderna está ao mesmo tempo dificultando, mas, abrindo a mente de muitas pessoas em relação aos cuidados com a saúde e o corpo. A desculpa para não cuidar do corpo já é ultrapassada: falta de tempo. É possível realizar uma agenda favorável aos negócios e à saúde. E mais, pode ser mais fácil do que se parece.

A percepção do nosso ritmo biológico pode nos ajudar. Ao conhecer e respeitar a interação do ambiente com o ser humano pode melhorar o desempenho na vida pessoal, social e profissional.

O problema está em como utilizar essa informação de forma prática. Para facilitar a manutenção desta informação, dê uma olhada nos melhores horários para cada tipo de atividade física:

Caminhada
É um dos exercícios mais democráticos e eficazes que existe, caminhadas pela manhã são excelentes para estimular e preparar o organismo para o dia todo.

Ginástica, yoga e meditação
O início da manhã é perfeito para exercitar o corpo e a mente. O hormônio cortisol atinge o nível máximo por volta das 8 horas. Quem acorda mais tarde sente maior dificuldade de executar tarefas que exijam atenção. É uma boa hora para exercícios físicos leves.

Corrida e Musculação
Ao final do dia, os músculos e articulações estão mais preparados para suportar o esforço físico, permitindo melhor rendimento, a percepção corporal está mais aguçada, o que eleva a rapidez nas reações de proteção para não sofrer lesões. Algumas respostas hormonais também são mais acentuadas no fim do dia, como aquelas relacionadas aos níveis de glicose no sangue. A única restrição ao treino noturno é evitar o exercício intenso muito próximo ao horário de dormir, para não atrapalhar o sono.

Ciclismo e Natação
No começo da noite até às 21 horas a temperatura corporal atinge o auge. A elevação está associada a maior força muscular, metabolismo, flexibilidade e tempo e reação. É um período excelente para exercícios físicos de alta performance como o ciclismo e natação.

Porém, como qualquer coisa que diz respeito ao ser humano, isso não é regra, apenas um direcionamento que pode dar certo. Embora cerca de 80% da população siga praticamente em um mesmo ritmo, há aqueles que têm seu potencial concentrado na manhã, na tarde ou na noite.

Encontre o equilíbrio para a sua vida e suas atividade!

Fonte: Livro “Sex Sleep eat drink dream, a day in life of your body” (Sexo dormir comer beber sonhar, um dia na vida do seu corpo), de Jennifer Ackerman.