Multidiscipline-se: yoga, pilates e alongamento

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

Muitas vezes, somente seguir as planilhas de treino gera uma rotina que não é saudável para a sua motivação. Por isso, costumo “inventar” na hora do treino. Muita gente já despertou – ou deveria – para a importância da implementação do treino complementar.

O complementar não é um simples treino para horas vagas. Deve ser encarado com uma especialização para seu equilíbrio, para sua força e autocontrole. Se você estiver bem preparado fisicamente e mentalmente, dificilmente vai passar por surpresas durante uma dura prova.

Escolhi três atividades que têm sido muito bem recebidas por praticantes de vários esportes: yoga, pilates e alongamento.

Yoga

Tecnicamente falando, essa é uma ciência do autoconhecimento, que visa harmonizar o ser humano em suas diversas esferas, sejam elas física, mental, emocional e espiritual.

Aborda a prática dinâmica de posturas e alongamentos, exercícios respiratórios, relaxamento e meditação. Yoga é estilo de vida saudável com mais consciência de atitudes, palavras e ações.

Para que fazer yoga?
– Melhora a função dos órgãos, qualidade do sono e condicionamento físico.
– Desenvolve o controle emocional, concentração e autoestima.
– Promove a consciência corporal, flexibilidade, imunidade e coordenação motora.
– Combate o sedentarismo e estresse.

Pilates

Hoje tão conhecido quanto o yoga, o pilates é um método de condicionamento físico que procura integrar o corpo e a mente, através de exercícios físicos que podem ser executados tanto no solo como em aparelhos específicos. O criador dessa atividade foi o alemão Joseph Humbertus Pilates, baseado em técnicas orientais e ocidentais.

Para que fazer pilates?
– Promove o relaxamento e consciência corporal.
– Melhora a concentração e a respiração.
– Aumenta a força, equilíbrio muscular, flexibilidade e coordenação motora.

Alongamento

De todos, este o atleta amador ou profissional deve conhecer e estar acostumado a realizar. Pelo menos deveria. O alongamento previne diversas lesões e libera a tensão que desenvolve em você a consciência corporal, a flexibilidade e ainda proporciona o bem-estar geral.

Treine e invente!

Confira artigos anteriores: