O que comer antes e depois da atividade física?

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

Como muito dos leitores do portal ativo sabem, venho escrevendo há algum tempo matérias na coluna de nutrição referentes a atividade física, e resolvi fazer uma enquete em minha página pessoal na qual pudesse saber dos nossos leitores qual a maior dúvida referente a alimentação ou suplementação na prática esportiva. O tema ganhador com quase 80% das indicações foi: “O que comer antes e depois da atividade física em geral?”.

Como a voz do povo é a voz de Deus, lá vamos nós tirarmos a dúvida dos nossos internautas!

A ingestão alimentar antes do exercício físico vai depender primordialmente do tempo que você terá até executar o mesmo. Para esclarecer essa dúvida que persiste entre muitos de nós, estipulamos 3 situações de pré-treino muito comuns para mostrar quais alimentos seriam os mais adequados para cada horário proposto.

2 horas antes da atividade: Recomendado a ingestão de carboidratos de baixo índice glicêmico (lenta absorção), para poder dar suporte de energia durante a atividade. É importante também combinar uma proteína de preferência magra para que não ocorra de forma alguma degradação (quebra) da proteína muscular esquelética como fonte de energia.
Ex: Massa integral com um filé de frango grelhado.

1 hora antes da atividade: Ingerir Carboidratos de baixo a médio índice glicêmico juntamente de uma proteína. Ex: Batata doce com atum.

30 minutos antes da atividade: Carboidratos de alto (rápida absorção) a médio índice glicêmico, pois precisará o quanto antes de suporte energético na atividade, mas lembrando que o carboidrato de alto índice não associado a um de médio, pode ocasionar o rebote hipoglicêmico (explicado na matéria “carboidrato, mocinho ou vilão?”). Ex: Pão integral com peito de peru e queijo branco.

Já no pós-treino, devemos consumir alimentos imediatamente (até 30 minutos) após a atividade, abaixo segue uma breve explicação de quais alimentos são os mais recomendados.

Carboidrato de alto índice glicêmico (suco de melancia, abacaxi, melão) para interromper o catabolismo muscular e estimular a produção de insulina. Logo em seguida podemos combinar um carboidrato de médio a baixo índice glicêmico – Ex: Nhoque, Batata Inglesa. Juntamente de uma proteína magra Ex: Bife de alcatra.

Confira artigos anteriores: