Trail run: manual prático do corredor

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

Para garantir um melhor desempenho e não sofrer com os “perrengues” de cada tipo de percurso, são necessários alguns cuidados. Se você pretende participar de provas de montanha, em terrenos variados ou de expedição, o treinador da assessoria esportiva Trilopez, Diego Lopez orienta o corredor a prestar a atenção na alimentação, tipo de calçado e roupa. Além de muito treinamento, claro.

Nos circuito de montanha percursos que variam de 7 a 14 km, são feitos em terrenos de terra acidentados, com montanhas e trilhas. Para o treinador, os equipamentos devem ser parecidos com os utilizados nas provas de asfalto: tênis de corrida de rua ou híbrido, camiseta e shorts ou, se o tempo estiver frio, uma calça comprida comum ou meias de compressão protegendo as pernas. Em termos de alimentação, algo leve já basta. Gel, isotônico e bastante água já são suficientes. 

Já em provas com variação de terreno, como K42 Bombinhas ou Short/Half La Mision, por exemplo, Diego afirma que é necessária uma maior preparação. Essas provas costumam acontecer em praias, areia fofa, costão de pedras, single trek, o que pede um calçado com mais estabilidade. A alimentação precisa ser mais reforçada tendo como opções gel, frutas secas, bisnaguinha, queijo e bastante água.

Para quem pensa em se aventurar em provas de expedição, a preparação precisa ser ainda maior. Como esse tipo de prova dura dois ou três dias, é preciso levar o “camel back” (mochila recomendada para longas jornadas e expedições) cheio. Além de levar todo o equipamento de acampamento e a comida, é necessário ter cobertor térmico, ataduras, e também, um tênis de corrida e outro para caminhada, pois em expedições o corredor vai enfrentar tipos diferentes de terreno.

Antes das provas, é importante testar todos os calçados, para prevenir a utilização de um tênis que causa bolhas nos pés, e vestimentas, para evitar lesões na axila, virilha ou mamilo, regiões que incomodam o corredor devido ao atrito, de acordo com o treinador da Trilopez.