Atividade física pode diminuir riscos de câncer de mama, diz estudo

Atualizado em 11 de outubro de 2017
Mais em Mulher

Que as atividades físicas trazem diversos benefícios à saúde não é novidade para ninguém. E segundo estudo divulgado recentemente na conferência “European Breast Cancer”, na Escócia, além de dar mais energia, disposição, humor e ajudar no controle do peso, os exercícios físicos podem evitar o desenvolvimento do câncer.

A pesquisa mostrou que mulheres que se exercitam de modo intenso durante uma hora por dia podem diminuir em até 11% as chances de ter câncer de mama. Os dados também apontam que mulheres praticantes de atividade física, por um período de tempo maior, podem melhorar a proteção contra a doença, em comparação às menos ativas.

De acordo com o relatório “Recomendações Mundiais Sobre Atividade Física”, feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), por volta de 25% dos casos de câncer de mama e de cólon poderiam ser prevenidos se as pacientes praticassem exercícios por, no mínimo, 2 horas e meia por semana.

Ainda segundo dados da OMS, o sedentarismo está associado a 3,2 milhões de mortes anuais em todo o mundo (sendo 2,6 milhões em países pobres e em desenvolvimento). Apesar de preocupante, é possível reverter essa situação facilmente.

Para o oncologista da Oncomed Belo Horizonte, Dr. Amândio Soares, basta praticar atividades leves, como uma caminhada de 30 minutos, três vezes por semana. Mas antes de colocar o tênis e partir para a rua ou esteira, o médico recomenda que seja feita uma avaliação médica para saber qual o exercício mais indicado e seu grau de intensidade. “Independente da atividade física, é importante que ela dê prazer e seja adequada ao praticante”, orienta o Dr. Soares.