Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

Mulher: conheça os benefícios do esporte para a fertilidade

Se você tem em mente ser mãe e está na dúvida se o esporte pode ser um obstáculo para a fertilidade, temos boas notícias: o esporte é um grande aliado para seus planos de engravidar.

Ter um corpo saudável e uma boa condição física são a chave para uma boa gravidez e sem nenhum tipo de susto.

Um dos maiores benefícios de se exercitar constantemente é que isso diminui a chance de ter doenças cardiovasculares. Ou seja, o exercício vai melhorar a circulação sanguínea e, assim, reduzir o risco de diabetes gestacional, câncer de mama e até mesmo câncer endometrial.

A atividade física fortalece o sistema imunológico, o que nos deixa muito mais resistentes a doenças como resfriados, dores de cabeça, etc. Além disso, contribui para um melhor sistema digestivo, pois a atividade sempre ajuda na eliminação mais eficaz das substâncias que o corpo não necessita mais.

Este último ponto é de grande importância para as futuras mamães, porque, como sabemos, o feto está acomodado de maneira diferente, causando problemas estomacais, especialmente no final da gravidez. Então, se você quer resolver o desconforto de inflamações, colite, etc., o exercício é a chave principal.

Além disso, a prática de exercício moderado, juntamente com a perda de peso, são situações positivas para a fertilidade. E não só para as mulheres, mas para os homens também. O que acontece é que a atividade física realizada durante 30 minutos melhora o sistema imunológico e a saúde reprodutiva. Isso só é normal se considerarmos que nosso corpo está ativo, saudável e forte.

Existem alguns exercícios que ajudam as mulheres a fortalecer os músculos mais requisitados pela gravidez, como o abdômen e a parte inferior das costas, onde ficam “guardados” os bebês.

Os problemas de peso -excesso ou falta dele- causam desequilíbrios hormonais, gerando distúrbios no ciclo menstrual. Portanto, acaba sendo mais difícil um parto natural com este problema. Essa é uma razão a mais para seguir se exercitando e preparando o corpo para o momento da gravidez.

 

Leia mais

Como praticar atividade física na gravidez

Grávidas sedentárias têm bebês mais pesados

Cinco exercícios para gestante

 

Sabe-se que um fator importante que impede a gravidez é o estresse. A prática de qualquer atividade física libera endorfina pelo corpo, causando uma sensação de conforto e relaxamento. Isso traz um grande benefício no momento da concepção, porque cria-se o ambiente perfeito no momento certo. 

Quais são os esportes mais recomendados para melhorar a fertilidade?
Isso depende do gosto de cada um. Existem aquelas pessoas que preferem correr ou andar de bicicleta, mas de acordo com estudos e conselhos médicos, os esportes a seguir ajudam a alcançar a fertilidade:

Yoga

Muitas das posições feitas durante a aula focam na atenção que é necessária ter com o bebê, fortalecendo seu corpo e ajudando-os ao oferecer sua melhor posição. Além disso, devido aos alongamentos feitos durante as sessões, você acaba ficando extremamente relaxado.

Natação

Este é um dos esportes mais completos que existem. Reforça todas as áreas do corpo e gera maior tônus muscular, ajudando no momento da gravidez. Além disso, a natação pode ser realizada mesmo durante o último trimestre de gravidez. É um exercício totalmente relaxante em todos os aspectos.

Bicicleta

Apesar de muitos médicos, mulheres e treinadores terem suas dúvidas, é totalmente permitido e comprovado que a bicicleta ajuda a fortalecer os músculos pélvicos, além de ajudar na circulação sanguínea do aparelho reprodutor. Isso influencia positivamente na fertilidade. 

Pilates

Aumenta a flexibilidade e força muscular, fortalece a coluna vertebral e melhora a postura, que sempre acaba afetada por causa das cargas de peso durante os 9 meses. O pilates vai ajudar a aumentar o fluxo sanguíneo e manter um equilíbrio hormonal, resultando na melhora do humor e reduzindo alguns riscos no parto.

Esta matéria foi publicada no site Activo México.

Clube O2

Clube O2 + Frequencímetro

Compartilhe por email!
[i]
[i]