Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

Combata a retenção de líquido com a corrida

A retenção de líquido faz parte da vida de muitas mulheres e merece cuidados específicos. E a corrida pode ser um deles. Esse incômodo é causado por diversos fatores, como falta de exercícios, excesso de sal na alimentação, roupas justas que podem dificultar a circulação, alterações hormonais, gravidez, menstruação, além de reação a altas temperaturas e uso de medicamentos como corticoides e anti-hipertensivos.

É importante estar atento a esse cenário, já que a retenção de líquido pode estar ligada a outras doenças. “A retenção de líquido pode estar associada a problemas de saúde mais sérios como problemas renais, cardíacos ou hepáticos, reações inflamatórias e doenças da tireoide”, explica o ginecologista Domingos Mantelli.

Um reajuste na rotina visando o benefício do corpo é fundamental. Os exercícios físicos são uma ótima saída. A corrida pode contribuir para evitar esse mal, assim como outras atividades aeróbicas como dança, caminhada, andar de bicicleta e até mesmo pular corda.

“Exercícios aeróbicos ou cardiovasculares que aumentem a frequência cardíaca e o ritmo respiratório são atividades que vão causar transpiração e reduzir os líquidos retidos”, esclarece Domingos.

Mas além das atividades físicas, que funcionam como uma drenagem linfática, é preciso cuidados com a alimentação. “Comer frutas e tomar bastante água para estimular a função renal e ajudar a eliminar as toxinas. Além disso, consumir um menu equilibrado com frutas, verduras e legumes”, indica Domingos.

A nutricionista Vivian Ragasso ainda cita outros alimentos indispensáveis para combater o problema. “Chá de hibisco, água de coco, chá verde, pepino, salsão, broto de feijão, alfafa, cenoura, óleo de borragem, melão, frutas vermelhas, abacaxi e lima da pérsia são bons aliados nesse processo”.

Receitas que podem ajudar

Ainda existem opções de refeições que podem ser feitas durante o dia, como uma salada de maionese com pepino, tomate cereja, alfafa e maçã verde, além de creme de ricota com uma pitada de mostarda. Basta picar tudo, misturar o creme de ricota e colocar na geladeira.

Outra opção mais prática para levar no dia a dia é um shake de frutas vermelhas batido com iogurte desnatado e abacaxi. Ou ainda um suco verde com folha de couve, melão, salsão, água de coco, cenoura e pepino.

É importante ressaltar que esses cuidados podem ajudar a mulher a evitar a retenção de líquido, mas é sempre recomendado o acompanhamento médico e as demais precauções necessárias, pois o incômodo pode voltar com o tempo.

(Fonte: Dr.Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra. Vivian Ragasso, nutricionista Esportiva do Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte. Instituto Cohen)

Clube O2

Escolha já seu Óculos HB!

Compartilhe por email!