Dicas de cuidados com os cabelos após o treino

Atualizado em 04 de agosto de 2016

Com a tendência fitness e o crescimento constante da prática de exercícios físicos, temos que ajustar alguns hábitos do nosso dia a dia, como os cuidados com os cabelos. Com essa agitada vida de muito treino, muitas corredoras ficam na dúvida sobre a rotina de lavagens dos fios. Na verdade, não existe uma regra de quantas vezes pode-se lavar os cabelos por semana. Tudo depende do seu tipo de fio e couro cabeludo.

O cabeleireiro Michel Danaze ensina que, para cabelos oleosos, o ideal é lavar todos os dias, até porque a atividade física aumenta a oleosidade. Já os cabelos normais a secos podem ser lavados um dia sim, outro não. “Importante lembrar sempre que a oleosidade do nosso couro cabeludo protege os fios, mas não quando está em excesso. Por isso a importância de uma boa rotina de lavagens”, alerta.

Existe uma gama de produtos específicos para cada tipo de fio que vale prestar atenção na hora de comprar o shampoo correto. “Para cabelos normais a secos, aconselho shampoos mais hidratantes que quase todas as marcas possuem, enquanto que para os mais oleosos, indico os adstringentes com PH neutro”.

O profissional explica, ainda, que o ideal é hidratar os fios pelo menos uma vez por semana. “Não podemos nos esquecer de tratar também o couro cabeludo, pois quando este está saudável, consequentemente os fios também estarão”.

Outra grande preocupação das mulheres é em relação à secagem. Michel afirma que tudo depende de cada proposta ou compromisso. “Por exemplo, se a atleta não tiver nenhum compromisso especial naquele dia, o melhor é deixar os cabelos secarem natural, assim ele “respira” um pouco melhor e poupamos o desgaste da fibra com o calor do secador”. Mas se a escova for indispensável, a recomendação é proteger a fibra capilar com um produto termoativado antes. “Ser fitness é ser saudável do corpo aos cabelos”, finaliza.

(Fonte: Michel Danaze, cabeleireiro e maquiador do espaço de beleza Ominia Hair, e integrante da equipe do Jr. Mendes)