Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Retenção de líquidos: o que fazer para evitá-la

Foto: Shutterstock

Provavelmente você já teve a sensação de estar com o corpo mais pesado, inchado, mesmo se alimentando normalmente, de forma equilibrada. Esse aumento de peso sem um motivo aparente pode ser causado pela retenção de líquidos, mais comum entre as mulheres. Neste caso, pequenas mudanças de hábito são o suficiente para acabar com a retenção de líquidos.

Antes de ir às possíveis soluções, a nutricionista Fúlvia Gomes da academia Bio Ritmo explica uma das possíveis razões do inchaço. “O edema (termo usado para caracterizar a retenção de líquidos) é o resultado do acúmulo de líquido debaixo da pele, e ocorre quando os fluidos dos vasos sanguíneos extravasam”.  

Esse inchaço pode acontecer por diversos motivos, como variações da pressão sanguínea da região, quantidade de proteínas no sangue, nível de sais disponíveis no corpo, ação da força da gravidade e sedentarismo.

Existe ainda a propensão genética, assim como doenças renais, cardíacas e hepáticas (do fígado) podem ser causadoras da retenção de líquidos. A nutricionista acrescenta outros fatores à lista: “Pessoas que possuem alterações ou doenças na tireoide, usam remédios (anti-hipertensivos) e são mais sensíveis a alergias, também podem enfrentar a retenção de líquidos”, afirma. 

 

Leia mais

5 erros comuns em treinos na esteira

Especialistas alertam para o risco de seguir as dietas da moda sem orientação

Os 5 fatores que te fazem comer mais

 

Dicas para combater a retenção de líquidos

Fúlvia explica que o problema pode ser evitado com mais frutas e vegetais no cardápio, além de ser fundamental a hidratação (água, sucos e alguns tipos de chás, por exemplo). Reduzir o consumo de alimentos industrializados e carregados de sódio também é uma forma de fugir ou amenizar esse desconforto. 

Outra solução para afastar a retenção de líquidos é ter uma prática regular de algum tipo de atividade física. O motivo é a contração muscular proporcionada pelo exercício, que facilita a circulação sanguínea, prevenindo o acúmulo de líquidos.

Além disso, a transpiração causada pelos exercícios também ajudam na eliminação da água em excesso. Sendo assim, a recomendação é realizar qualquer atividade de, no mínimo, 30 minutos por dia.

Pode ser caminhada, natação, andar de bicicleta e até subir escadas, qualquer movimento que provoca a contração muscular é válido.

E aí, “bora” sair do sofá?

 

*Fonte: Fúlvia Gomes Hazarabedian (CRN 15368), criadora e responsável pelo serviço de Nutrição – Bio Nutri – da rede Bio Ritmo Academia desde 2004.
 

Clube O2

Essa você nunca viu: Clube O2 + O2 Box!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!