A bela e tradicional travessia do mar: Volta do Parcel

Atualizado em 02 de fevereiro de 2023
Mais em Natação

A travessia marítima Volta do Parcel faz parte do maior e mais importante circuito de travessias aquáticas do Brasil, o Circuito Aqua. Ele reúne mais de 10 mil nadadores em suas etapas, disputadas nas mais belas praias do litoral de São Paulo.

Sobre a prova

Falando especificamente da Volta do Parcel, ela ocorre desde 2009, na Praia de Juquehy, em São Sebastião. A distância de 1500 metros costuma ter a presença de cerca de 2 mil nadadores por edição. Com a necessidade de contornar uma ilha, a dificuldade pode crescer de acordo com as correntes marítimas e ventos do dia, o que influencia diretamente na performance do nadador.

Dicas para performar e aproveitar

O treinador Luiz Felipe Lima, professor de natação na Bio Ritmo, deu algumas dicas para a gente. Por exemplo, para que a primeira experiência em uma prova em mar aberto seja proveitosa, a largada é fundamental. Como todos começam juntos e não há raias, é comum haver encontrões entre os competidores. Para evitar isso e o possível susto decorrente, a sugestão aos iniciantes é largar pela lateral, ou esperar o pelotão inicial sair.

“Na praia não há raia, não há borda, não da pé e não é possível visualizar o fundo. Todos esses fatores influenciam diretamente na parte psicológica e na performance geral do nadador”, explica Wesley Pereira, educador físico e especialista em águas abertas. A respiração também deve ser intercalada entre a frontal e a lateral para que o atleta se oriente com mais facilidade no percurso e assim reduza um dos principais temores dos iniciantes, a mudança de ambiente.

E mais uma, fique atento ao contorno das boias. Como muitos atletas costumam chegar juntos aos equipamentos, tenha uma abordagem cautelosa para evitar contatos mais fortes, seja com as boia, seja com outros nadadores.

Como foi em 2022

“Volta do Parcel 2022. Das provas que participei, essa foi a mais difícil. Até então só tinha nadado em mar flat, piscinão. Dessa vez foi para colocar no jogo o controle emocional” comentou Marcos Rodrigues, que sentiu as dificuldades do desafio, mas gostou do resultado depois de cruzar o pórtico de chegada.

Geral – Masculino

1. LUIZ EDUARDO MENDONÇA PEREIRA – 19’04,632
2. MARCIO PORTO – 19’06,374
3. HENRIQUE DE SA PEREIRA – 19’40,234
4. GABOR MATIAS AMON – 19’47,600
5. RODRIGO MODENA MUNHOZ – 19’47,650

Geral – Feminino

1. MARCELLA NICOLAU – 19’58,966
2. TALITHA BLUMKE ADDE – 20’37,078
3. CLÁUDIA ADELINA DE MENEZES CARRAPATOSO DA COSTA – 21’48,700
4. CRISTINA YOSUE KAWAKAMI – 21’49,140
5. MARGHERITA BENDZIUS CERVASIO – 22’15,132

A ilha do Parcel

A ilha fica na praia de Juquehy, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo. Uma praia muito bonita, com águas claras, larga faixa de areia e infraestrutura de quiosques e muitas pousadas à beira mar. Uma curiosidade: a palavra Parcel ou Pracel era amplamente utilizada pelos navegadores portugueses para designar áreas de mar raso.

Volta do Parcel 2023

As inscrições para este ano já estão abertas.

Amador

Kit contém inscrição para o evento + camiseta, sacola, touca e medalha (pós-prova).

Elite

Kit contém inscrição para o evento + camiseta, sacola, touca e medalha (pós-prova).

Inscrição Participação e Idoso

ATENÇÃO: Este kit contém APENAS o número de peito e medalha (pós-evento). IDOSOS: o desconto de 50% será aplicado automaticamente no fluxo de compra e será validado de acordo com os seus dados do cadastro.

Inscrição PCD

*ATENÇÃO: Este kit não contempla camiseta e outros itens do kit. Apenas medalha (pós-evento)

Faça sua INSCRIÇÃO AQUI.

Volta do Parcel 2023
Travessia 1500 metros
Dia 5 de maio
Praia do Juquehy/SP

VEJA MAIS:

Natação em águas abertas: uma aliada para o corpo

Treinar sozinho ou em grupo: as diferenças na natação

Como foi a Volta do Parcel em 2022