Getty ImagesFoto: Getty Images

Britânico atinge marca e é o ser humano que mais tempo passou nadando no mar

Atualizado em 18 de abril de 2019
Mais em Notícias

Ex-jogador de polo aquático, o britânico Ross Edgley, 33, escolheu o desafio de contornar a Grã-Bretanha a nado. Fã de aventuras que buscam testar os limites do próprio corpo, ele já completou uma maratona enquanto puxava um carro e fez uma escalada equivalente à altura do Monte Everest em apenas 19 horas.

Trabalhando como modelo, mas dedicado à prática de esportes, com a travessia, ele se tornou a pessoa que mais tempo passou nadando no mar, marca que atingiu no 74º dia, segundo a Associação Mundial de Nado em Águas Abertas.

O britânico completou a missão neste domingo (4), e atravessou um percurso de 3.000 km, equivalente a nadar de Londres a Moscou. Sem tocar em terra firme durante 157 dias,  ele se lançou ao mar para nadar de 6 a 12 horas diárias, em meio a fortes correntezas, tempestades, frentes frias e centenas de ferimentos causados por águas-vivas.

“Foi surreal”, disse ele. Egdley saiu da água com dificuldades para caminhar ou manter-se de pé.

Ao longo de 23 semanas, Edgley ganhou 8 kg e viu sua massa muscular da parte superior do corpo aumentar enquanto a das pernas diminuía. Para restabelecer suas energias, ele tinha uma dieta de 10 mil a 15 mil calorias diárias.

Por conta do tempo que passou exposto à água salgada, ele contou à BBC que viu sua língua se “desintegrar” com o tempo. “Uma manhã, havia pedaços dela sobre o travesseiro”, disse.

Além disso, o britânico nadou em aberto com inúmeras lesões, principalmente no pescoço. “Foi como ter uma ferida aberta e esfregá-la com uma lixa 12 horas por dia”, descreveu.

Apesar do que passou durante a travessia, ele garante que não se cansou de nadar e já tem ideias para um novo desafio.