Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
As eliminatórias da primeira etapa deram início ao Campeonato Brasileiro Absoluto – Troféu Maria Lenk de Natação na noite desta segunda-feira (2/5), no Parque Aquático Júlio de Lamare, no Rio de Janeiro.
Logo nas primeiras provas, o recorde brasileiro de Thiago Pereira, do Corinthians, nos 200m costas (1m58s07) e o índice para o Mundial dos Esportes Aquáticos de Xangai de Henrique Barbosa, do Flamengo, nos 200m peito (2m11s25).
O tempo de Thiago o habilitou para nadar mais uma prova na principal competição da Federação Internacional de Natação – FINA, pois ele já possuía tempo para disputar os 200m e 400m medley. O recorde nacional anterior, 1m58s36, era do próprio Thiago feito em 2009, e o índice para o Mundial é de 1m58s52.
“Fiquei muito animado com o recorde. Forcei um pouco mais que nos 200m peito. Estou numa grande expectativa para a final porque essa é a primeira vez que estou competindo pelo Corinthians. Espero uma boa competição e ajudar a clube a ficar entre os seis primeiros. Foi um começo animador”, disse Thiago.
Henrique Barbosa nadou bem os 200m peito e superou o índice da prova para Xangai (2m11s90). Agora são 13 os atletas com tempos para integrar a seleção brasileira.
“É sempre bom garantir o índice assim, logo de primeira. Na final quero garantir o índice nesta prova e entrar mais relaxado para nadar os 100m peito. Treinar no exterior foi uma grande experiência, mas voltar foi uma ótima opção”, disse Henrique.
Outra prova que promete grandes emoções na semifinal e final é a de 50m livre masculino. Os mais velozes do país já deram uma pequena prova nas eliminatórias. Bruno Fratus, do Pinheiros, foi o melhor da eliminatória ao repetiu seu tempo da Tentativa Mundial, há duas semanas (22s08).
Cesar Cielo veio logo em seguida nos 50m livre, com 22s25. Por enquanto os dois são os donos das vagas para Xangai, ambos com marcas feitas no Pan-Pacífico de Irvine, 21s57 e 21s93.
“Não forcei muito e não dei o meu 100 por cento. Está bom para entrar na competição, mas com certeza todos vão crescer na semifinal e na final na quarta-feira. Espero nadar bem não só as provas individuais, mas os revezamentos porque são muito importantes para marcar pontos pro Flamengo e melhorar o terceiro lugar do ano passado. Fiquei apreensivo na prova do Nicholas, mas é bom lembrar que tanto ele quanto o Bruno estão raspados e eu não estou. Espero ganhar dos dois”, contou Cielo.
Carolina Bergamaschi, do Pinheiros, melhorou seu índice para o Mundial Júnior, em Lima, no Peru, em agosto. Ela fez nas eliminatórias 26s38 e sua marca anterior era 26s50. O índice da prova é 26s52.
Compartilhar link