Funcional é o melhor complemento à natação

Atualizado em 20 de abril de 2016

A natação pode ser vista como treino complementar a muitos esportes, principalmente, à corrida. Ajuda na respiração rítmica, a desenvolver resistência física e flexibilidade. Mas qual a melhor atividade complementar à natação? Apesar de depender muito do estilo praticado, a natação acaba exigindo de todos os grupos musculares, como pernas, coxas, pés, costas e braços, e fortalecê-los acaba fazendo diferença no desempenho. Nesse caso, a melhor opção para exercitar o corpo todo é fazer treinamento funcional. Além de garantir força, o exercício dá resistência e agilidade para o nadador tanto de piscina, quanto de travessia.

A modalidade se baseia em nossos movimentos naturais, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar e é uma boa opção à musculação. Esta última trabalha os grupos musculares isoladamente e com mais especificidade, o que facilmente pode levar à hipertrofia. Para os nadadores, esse aumento muscular não é interessante, pois deixa o corpo mais pesado e prejudica a velocidade na água. Diferentemente da musculação, o treinamento funcional não foca em apenas um movimento ou eixos isolados e possibilita diversos tipos de exercícios. Acessórios como elásticos, cordas, bolas, cones, discos e hastes são usados para trabalhar todo o corpo.

 

leia-mais-cinza
icon texto_menor TREINAMENTO FUNCIONAL: RÁPIDO E EFICIENTE

Na hora do treino, o ideal é alternar os dias do funcional com a natação. Se você pretende treinar cinco dias por semana, nade nas segundas, quartas e sextas-feiras e faça o funcional nas terças e quintas. É importante também alternar o fortalecimento dos membros inferiores e superiores. Se você treinar as pernas na terça, malhe os braços na quinta, por exemplo.

(Fonte: Eduardo Luiz Ferreira, professor de natação da Academia Gustavo Borges)