Os 50m da natação têm recorde abaixo dos 21s

Atualizado em 27 de julho de 2016

Os 50 m livre da Natação, uma das provas mais nobres da modalidade, tem um novo recorde mundical, e uma marca histórica, pela primeira vez abaixo dos 21s. O francês Frederick Bousquet marcou no último domingo 20s94 para a distância durante o campeonato francês de Natação. O atleta treina com César Cielo nos Estados Unidos e devem ter o confronto na piscina em junho, no mundial de Roma.

César Cielo conquistou a medalha de ouro em Pequim nos 50 m com o tempo de 21s30. O recorde anterior da distância pertencia ao australiano Eamom Sullivan e era de 21s28.

Na última quinta-feira, o francês Alain Bernard quebrou o recorde mundial dos 100 metros livre, prova na qual Cielo foi medalha de bronze em Pequim. Bernard estabeleceu a marca de 46s94, porém, a repercussão maior foi por conta da roupa usada pelo nadador, um maiô especial XGlide desenvolvido pela empresa italiana Arena e que também está sendo testado por Cesar Cielo. O maiô tem alto percentual de poliuretano, material que pode melhorar a performance dos atletas, mas que a FINA – Federação Internacional de Natação – já anunciou que proibirá em 2010.

Na final da prova, na sexta-feira, Bernard não usou a roupa novamente e viu-se em segundo lugar na decisão dos 100 m livre, perdendo o ouro para Bousquet. O nadador disse que foi prejudicado por que entrou água em seus óculos.