Poliana vence etapa do Circuito da Fina

Atualizado em 18 de abril de 2016
Mais em Notícias

Poliana Okimoto venceu na noite deste domingo (5) a etapa de Nova Iorque do Circuito da Federação Internacional de Natação – FINA. Esta é a sua quarta medalha de ouro na competição e a 13ª na coleção do Brasil no campeonato (5 ouro, 4 prata e 4 bronze).

“Este é o primeiro ano que estamos nadando todas as etapas e estou bem cansada, mas está sendo ótimo. Estamos aprendendo muito em cada prova. Depois de cada uma delas sinto que saio mais forte, mais experiente e confiante. É isso o que é importante e faz a diferença nos Mundiais, nas Olimpíadas”, disse Poliana.

O país, aliás, venceu as provas femininas de todas as etapas em que enviou atletas até o momento. Ana Marcela Cunha venceu a primeira etapa deste ano, em Santos, no litoral paulista. Poliana venceu outras cinco competições. A única exceção foi a etapa canadense, em 23 de julho, que o Brasil não participou porque estava voltando do Mundial de Roma.

Em Manhattan Ana Marcela ficou em quarto e o Allan do Carmo, na quinta posição. Entre as mulheres, Poliana usou sua característica mais marcante: a arrancada no final. Faltando dois mil metros para o término a americana Eva Fabian abriu uma diferença grande e Poliana teve que se superar para enfrentar o mar mexido e assumir a dianteira.

“Aí é que entra a experiência. Essa foi a etapa em que a água estava mais mexida e não é o meu forte nadar assim. Tive que ser rápida para buscar a americana, mas consegui”, explicou.

Eva terminou com a prata e a campeã mundial, a alemã Angela Maurer, ficou com o bronze. Entre os homens, o alemão Thomas Lurz está cumprindo sua meta, que é ganhar o circuito deste ano. Segundo ele este é o único título que falta em sua premiada carreira. Lurz venceu nos Estados Unidos com o russo Vladmir Diatchin e o americano Franz Crippen atrás.

Depois de Manhattan, restarão cinco provas, com a última acontecendo no dia 21 de outubro, em Sharjah, nos Emirados Árabes.

Resultados

Masculino
1- Thomas Lurz (Germany), 1:47:41.5
2- Vladimir Dyatchin (Russia), 1:47:43.5
3- Francis Crippen (USA), 1:47:43.9
4- Chad Ho (South Africa), 1:47:44.5
5- Allan Do Carmo (Brazil), 1:47:48.0

Feminino
1- Poliana Okimoto (Brazil), 2:04:40.8
2- Eva Mariel Fabian (USA), 2:04:45.3
3- Angela Maurer (Germany), 2:05:24.6
4- Ana Cunha (Brazil), 2:05:25.9
5- Karla Sitic (Croatia), 2:05:27.1

 

Acompanhe  o ativo.com no Twitter: www.twitter.com/ativocom