Vem aí mais um evento para nadadores: o KOPA - The King of Paddle

Atualizado em 13 de fevereiro de 2017
Mais em Notícias

Nos últimos anos, vem crescendo o número de participantes e eventos de esportes aquáticos no Brasil. Com mais de 7 mil km de costa banhada pelo Oceano Atlântico, as praias brasileiras são locais cobiçados para a realização dos mais diversos campeonatos aquáticos. Torneios de stand-up paddle e paddleboard, por exemplo, costumam agitar o litoral e aos poucos vêm abrindo espaço para a natação em águas abertas. Nadar é o primeiro passo para quem quer se aventurar nessas modalidades e, por isso, as travessias aquáticas ganham mais visibilidades nestas competições. Um deles é o KOPA: The King of Paddle.

Disputado pela primeira vez em outubro do ano passado na Praia de Tabatinga, em Caraguatatuba, o KOPA tem em sua origem os esportes a remo, principalmente a Canoa Caiçara. Esta modalidade utiliza canoas produzidas artesanalmente por mestres caiçaras e é esculpida em troncos de árvores. Além dela, o evento também promove disputas de stand-up paddle, canoa havaiana e surfski, que utilizam remo, prancha e embarcações, e do paddleboard, em que o atleta fica sob uma prancha e utiliza os braços como remo. A natação, esporte aquático mãe, vem para somar e aproximar o público de nadadores ao universo dos esportes a remo.

Em 2017, o KOPA terá duas etapas. A primeira acontece entre os dias 29 e 30 de abril na Praia de Toque Toque em São Sebastião e a segunda será nos dias 11 e 12 de novembro na Praia de Tabatinga, em Caraguatatuba. Na etapa de São Sebastião, que já está com inscrições abertas, teremos duas distâncias em águas abertas que acontecerão no domingo: 3 km contornando a Ilha da Tartaruga e 1 km contornando o Parcel de Santiago. Como citado acima, as inscrições para a primeira etapa do circuito KOPA 2017 já estão abertas e vão até o dia 23 de abril. Mais detalhes sobre o evento também podem ser conferidos na página oficial do evento, clicando aqui.

Por Guilherme Freitas