Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

5 dicas para nadadores iniciantes

A natação, dentre outros benefícios, é uma atividade de baixo impacto e bom gasto calórico, capaz de melhorar a força, a flexibilidade e, por ser realizada em um meio que apresenta resistência constante, estimula o sistema cardiopulmonar, além de aliviar o estresse. Se você pensa em dar suas primeiras braçadas, há alguns cuidados a serem tomados e truques que te ajudarão a não “boiar” em suas primeiras aulas. A seguir, te mostramos algumas dicas.

Alimentação

Faça uma alimentação leve, de fácil digestão, que não cause desconforto gástrico, de preferência, uma hora antes da aula. Durante a aula, leve uma garrafinha com água para se hidratar. Embora seja um treino para iniciantes, você está praticando atividade física, e com isso seu corpo perderá líquido. A reposição dele é necessária durante o treino. Caso necessite de mais esclarecimentos, procure um nutricionista.

Materiais

Os materiais adequados para a prática de atividade física são imprescindíveis. Da mesma maneira que os corredores procuram usar um tênis confortável que ajude em seu rendimento durante o percurso, na natação os óculos, a touca e o maio (ou sunga) não podem faltar. Hoje em dia, as empresas de materiais para esportes aquáticos caminham no mesmo ritmo de outras modalidades. E por se tratar de um esporte olímpico, a natação oferece diversas opções de equipamentos.

Local

Como essa será a sua primeira aula de natação, comece certo. Procure um local (academia, clube…) onde os profissionais sejam habilitados e especializados na modalidade. Escolha um lugar limpo, higienizado, onde a água da piscina receba tratamento adequado e seja aquecida em torno de 29° à 31°. Afinal, se nadar em água fria já incomoda, imagine aprender a nadar em água fria. E lembre-se: será sua primeira aula, então a confiança no local e nos profissionais que ali estão é fundamental.

Aula

Não tenha pressa em aprender a nadar. Seja paciente, preste atenção nas instruções do professor, confie nele e respeite seus limites.

Fim de aula

Não esqueça de fazer um breve alongamento para aliviar a tensão da musculatura e repor as energias perdidas.

(Fonte: Silvio Campioni, professor de natação da academia Cia. Athletica-SP)

 

Calendário

Encontre um evento de natação perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!