Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

7 dicas para escolher seus óculos

Com a variedade de modelos, cores e designs, escolher os óculos de natação pode deixar qualquer um em dúvida. Se você já se perguntou “qual é o melhor modelo?” ou “qual são os óculos mais confortáveis?”, saiba que existem dicas que você precisa levar em consideração na hora da escolha, além do custo-benefício. São elas:

1. Fixação
Os óculos de natação precisam estar bem fixados ao seu rosto. Os melhores são aqueles que ficam firmes por mais tempo sem precisar segurar, molhar ou prender. Quando bem fixos, não entrará água durante o seu treino.

2. Tamanho
Óculos que têm contato com os ossos tendem a ser muito confortáveis ​​e têm um encaixe mais universal, bem como um amplo campo de visão. Prefira os modelos com tiras ajustáveis. Se possível, faça um teste e verifique se o ajuste é fácil de fazer, pois durante a prática na piscina você pode encontrar certa dificuldade para ajustar os óculos molhados.

3. Visibilidade/cores das lentes
Escolher a cor da lente dos seus óculos não é apenas uma questão de “gosto pessoal”. Optar pela cor certa pode fazer a diferença durante as suas braçadas. A escolha principal são pelas lentes claras, mas isso é muito relativo: você precisa considerar o tipo de ambiente a qual a piscina estará instalada e o quando te luz este local abriga. Neste caso, perceba que as lentes mais claras servem para ser usadas onde há luzes artificiais ou com baixa luminosidade. Mas, se você pretende nadar outdoor com baste luz, lentes mais escuras serão ideais.

4. Estilo
É preciso que você tenha em mente a finalidade dos seus treinos. Existem óculos de natação projetados para a competição, prática e recreação. Os óculos de prática são projetados, principalmente, para o uso diário e podem ser usados por períodos mais longos do que os óculos de lazer, que tendem a embaçar facilmente e podem reduzir a visibilidade subaquática. Já os óculos projetados para nadadores de competição são mais hidrodinâmicos e precisam ser mais confortáveis, para não atrapalhar o seu desempenho.

5. Apoio nasal
Apesar de parecer um simples detalhe, o apoio nasal faz toda a diferença. Prefira óculos com apoios feitos de silicone, mais confortáveis do que os de plástico, evite contato de hastes, pois isso pode gerar desconforto e ferimentos na pele.

6. Nitidez
Verifique se as lentes possuem revestimento anti-embaçante. Essa tecnologia pode te trazer muita praticidade no momento do treino, uma vez que você não vai mais precisar parar constantemente para desembaçar seus óculos durante o treino.

7. Grau
Você usa óculos de grau e não enxerga sem eles? Então, anime-se: hoje, já existem opções de modelos oftálmicos específicos para natação. Eles são feitos de material bastante resistente e te permitirão enxergar perfeitamente na água.

(Fonte: Prof. Daniel Belezza, treinador da AS Assessoria Esportiva – RS)

Calendário

Encontre um evento de natação perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!