Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Cuidados ao nadar em águas abertas no frio

Uma prova em águas abertas costuma oferecer alguns obstáculos extras ao atleta, e um dos mais comuns é o frio. No momento da competição, o corpo precisa estar preparado para esse tipo de situação para, assim, evitar alterações de desempenho. Alguns cuidados básicos podem ser decisivos nesse cenário.

Primeiramente, antes de entrar em águas geladas, procure fazer um bom aquecimento fora da água. Ele deve ser dividido em duas partes: o aquecimento geral e o dinâmico.

“O aquecimento geral é composto por movimentos para elevar a temperatura corporal, por exemplo, uma corrida leve (trote), polichinelos, saltos. Já o aquecimento dinâmico é feito de movimentos articulares e ligamentares, tais como circunduções, flexões e extensões de ombros, braços, quadris, joelhos, tornozelos, mãos e pescoço, além de movimentos com elásticos simulando a braçada do crawl”, explica Romina de Nicolai, treinadora da Cia Athletica.

É importante seu corpo estar bem aquecido para não sofrer com o choque térmico. Após o aquecimento, entre na água aos poucos: molhe os pés, depois os pulsos e só então o restante do corpo. Como em competições não é possível entrar aos poucos, o ideal é nadar um pouco antes de a prova começar.

Aumentar a quantidade de treinos é outra estratégia importante. Assim como ajuda na performance, uma carga maior nas águas frias contribui para elevar a resistência nessa condição.

Em cada treino, no entanto, reduza o tempo de atividade pela metade, principalmente se a água estiver muito fria. Em seguida, aumente a carga gradativamente, assim o corpo irá se adaptar melhor. “A diminuição do treino em águas frias se faz visando a adaptação do corpo à hipotermia”, explica a treinadora.

Roupa de borracha
A roupa de borracha é outro importante aliado para os dias frios, pois evita o contato direto do corpo com a água. No entanto, como outro benefício do traje é melhorar a flutuabilidade, algumas provas não permitem seu uso.

“Normalmente, provas de triathlon liberam o uso de roupa de borracha mesmo em condições climáticas agradáveis, o que dificilmente ocorre em provas de águas abertas, como as maratonas aquáticas”, explica Romina de Nicolai. Por isso, consulte sempre o regulamento das provas para saber quais tipos de roupas são permitidos, reunindo informações para ter a melhor preparação possível.

(Fonte: Romina de Nicolai, professora da Cia Athletica, unidade Anália Franco)

Calendário

Encontre um evento de natação perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!