Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Dicas para encarar a Volta do Parcel

Vai cair nas águas de São Sebastião durante a Volta do Parcel pela primeira vez e está totalmente perdido? Calma, nós te ajudamos. O professor Fábio Barcelos, técnico de natação e maratonas aquáticas da Equipe Tartarugas Velozes, separou algumas dicas para você se dar muito bem antes e durante a prova.

Alimentação
Realizar um café da manhã com carboidratos e proteínas. Entre 10 e 15 minutos antes da prova ingerir um sachê de gel de carboidrato.

Na mochila
Além de levar os seus óculos, é indicado deixar um reserva na mochila (caso aconteça algum imprevisto), touca de silicone e o seu traje de competição.

Pré-prova
Realizar um alongamento antes da prova e, se possível, um aquecimento na água para ver as condições do mar, possíveis correntes contra e favor e, obviamente, a temperatura.

Durante a prova
Se pretende conquistar posições no pódio, largue com um ritmo mais forte e depois que conseguir melhor espaço coloque o seu ritmo de prova. Para quem quer apenas curtir a prova, largue um pouco mais tranquilo, de preferência atrás do pelotão que largará mais à frente.

Economize energia
Tente nadar próximo a outros atletas no mesmo ritmo que o seu para economizar energia ou até mesmo na “esteira” atrás do atleta. Isso vai te ajudar muito!

Fique de olho
A prova consiste em uma linha reta, a volta na ilha e mais uma linha reta. Na ida, visualize a ilha ou boias de percurso. Na volta, procure algum ponto fixo fora da água próximo à chegada para facilitar a visualização – prédios, árvores e tendas.

(Fonte: Fábio Barcelos, formado em Educação Física pela Faculdade Integrada de Guarulhos e pós graduado em treinamento desportivo pela FMU. É técnico de natação e maratonas aquáticas da Equipe Tartarugas Velozes e Acqua Sport).

Calendário

Encontre um evento de natação perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!