Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Dicas para a pernada lateral

A pernada lateral é importante, pois ajuda a variar o exercício de “bater pernas” e proporciona um equilíbrio melhor do corpo na água. Esse movimento pode ser feito durante toda a temporada de treinos e não há restrições.Essa técnica também auxilia aqueles que têm o tronco mais rígido, ou que nadam movimentando só os braços, sem fazer aquela torção que promove um alongamento melhor do nado, que ajuda a puxar a água mais longe e ter uma braçada mais eficiente.

Para executar corretamente a pernada lateral, o nadador deve manter o corpo completamente de lado e realizar o movimento de pernas de forma alternada ou simétrica. No começo você pode utilizar nadadeiras, mas, se já se sentir confortável, pode usar apenas a própria perna. Um exercício educativo inicial interessante para aprimorar a técnica é:

1- Fazer a pernada lateral com as nadadeiras e ajuda do flutuador aquatubo, que deve ficar apoiado na extensão do corpo.

2- Depois, o mesmo movimento deve ser repetido sem o flutuador aquatubo.

3- Mantenha a pernada lateral com as mãos no prolongamento do corpo. No início, para facilitar, use nadadeiras. Depois tente sem o acessório.

(Fonte: Carla Moreno, triatleta da Aqua Sphere, com consultoria do seu treinador e fisiologista, Alberto Klar)

Calendário

Encontre um evento de natação perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!