Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Séries de exercícios para perder peso com a natação

Perder peso depende basicamente do equilíbrio energético negativo entre o consumo de caloria e o gasto calórico de um indivíduo, ou seja, ele precisa gastar mais calorias do que consumir. Até aí, nenhuma novidade, certo? Mas você sabia que é possível perder peso com a natação?

Dentro d’água, isso depende de alguns fatores, entre eles, a intensidade com que o exercício é realizado. Tanto a hidroginástica quanto a natação podem emagrecer dependendo de como é prescrita e executada. No entanto, é importante ressaltar que o processo de emagrecimento é longo e deve ser acompanhado, desde as primeiras fases, por um profissional.

O Ativo.com conversou com o professor de natação da Academia BodyTech Thiago Ferreira e separou quatro rotinas de exercício para você perder peso nadando.

Exercícios para você perder peso com a natação

4 séries de 4 min de crawl em alta intensidade + descanso de 3 min com outro nado em ritmo lento

A técnica mais comum na natação é o nado crawl. É necessário uma atenção especial na postura do corpo com os movimentos articulados. A ideia de variação entre o nado mais forte com braçadas em ritmo mais lento é uma estratégia para queima de calorias. 

5 séries de 3 min de crawl em alta intensidade + descanso de 4 min com o palmar

Mantendo a linha do exercício anterior, essa dica traz uma repetição extra com um minuto a menos de nado em alta intensidade. O palmar tem o objetivo de deslocar uma quantidade maior de água do que a própria mão do atleta. “Seu uso promove aumento da resistência muscular e um novo tipo de treino para o nadador”, explica Ferreira. 

 

Leia mais

Respiração correta na natação: o início de tudo

Dicas para nadar sozinho e evoluir

Melhore seu nado borboleta (com estilo)

 

4 séries de 4 min de crawl em alta intensidade +  10 burpees fora d’água + 4 min de nado em ritmo lento

Esse treino é um pouco mais intenso que os demais. A presença dos burpees fora d’água exigem mais do corpo do nadador e contribuem para o praticante perder peso com a natação. “A ideia desse treinamento é gastar mais calorias comparado aos outros exercícios, porque o burpee é uma atividade de alta intensidade. Além disso, essa é uma maneira de promover uma variação no treinamento, fator importante para adaptação do organismo”, conta o treinador.

4 séries de 8 min de crawl em média intensidade com intervalo de 30 segundos em cada série

A resistência é bastante exigida neste exercício. Nadar 8 minutos com uma intensidade razoável não é uma tarefa fácil. “Diminuir a intensidade e aumentar o tempo de treinamento, com intervalos reduzidos somente para termos um recuperação parcial, é uma estratégia para queimar mais calorias”, completa Ferreira. 

Não é necessário fazer todas as séries de exercício no mesmo dia. O ideal é o nadador escolher duas delas e realizar 3x por semana. 

 

Calendário

Encontre um evento de natação perto de você!

Compartilhe por email!