Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Fuja do tumulto da natação

A natação é, sem dúvida, o momento mais tenso e tumultuado em uma prova de triathlon, com aquele mundaréu de gente aglomerada buscando a melhor posição na largada. Mas essa “confusão” não se limita ao início. No momento de contornar as boias, o afunilamento é quase inevitável e novamente o tumulto acaba fazendo muita gente perder tempo — e até a prova. Para ajudá-lo a sair bem desse contratempo, ouvimos algumas dicas de Ciro Violin, triatleta profissional com experiência em provas como o Ironman do Havaí.

1) Sem tráfego

Se estiver entre os primeiros a chegar próximo da boia, procure levantar a cabeça durante as respiradas sempre que possível para enxergar onde está o contorno e realizar a tangente, passando o mais rente que puder, ganhando assim tempo e espaço. Navegar sem precisão fará você nadar mais que os seus adversários e mais do que o previsto na prova.

2) No meio do bolo

Em meio ao bolo, deve-se procurar desviar do tráfego durante o trajeto até a boia. O contorno é um momento de muito cuidado, pois muitos competidores afunilarão naquele ponto. Por isso, o melhor é fazer a curva por fora para não se enroscar com nenhum adversário ou com a boia, muitas vezes presa a uma corda — pode ser um
caminho mais longo, mas nessa hora mostra-se mais eficiente e rápido.

3) Não mude o estilo!

Nesses momentos, jamais nade o estilo peito. Uma pernada ou braçada lateral pode pegar alguém desprevenido e ferir um adversário de forma mais séria — isso se não fizerem contigo. Por evitá-lo, comece dando o exemplo.

4) Alongue o crawl

Nade sempre o estilo crawl e procure alongar o nado para passar o mais rápido possível por esses momentos de maior conturbação. Outra dica é usar seu relógio no braço contrário ao do contorno, pois ele pode enroscar nas cordas que prendem a boia na hora da curva.

Calendário

Encontre um evento de natação perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!