Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Hora de se molhar!

Nas competições de triathlon realizadas no Brasil, as etapas de natação são disputadas no mar ou em lagos e, na maioria, a temperatura da água é amena, comparado com outros países. Diferente das demais modalidades, não é possível dar uma “paradinha” para recuperar o fôlego.

É importante que o triatleta tenha muita segurança e autonomia para nadar longas distâncias, já que não dá para colocar o pé no chão após passar a arrebentação, o que pode gerar desconforto em que começa. Portanto, é importante realizar ao menos um treino acompanhado em águas abertas antes da primeira prova.

Veja alguns pontos que você deve se atentar antes de entrar na água!

Itens obrigatórios
Óculos: serve como proteção aos olhos e ajuda na navegação durante o treino e prova, evitando que você nade sem direção.

Sunga/maiô: vestimenta específica para a natação.
Touca: proteção aos cabelos e item obrigatório para treinar em piscinas. Nas competições, serve como identificação dos atletas.

O próximo passo
Macaquinho/top e short de traithlon: roupa que pode ser utilizada durante a natação, ciclismo ou corrida, sem a necessidade de troca na transição. Otimiza seu resultado final, pois o tempo para colocar vestimenta específica para cada modalidade seria grande.

Roupa de borracha: ajuda na flutuação e melhor a biomecânica, além de auxiliar o corpo a ficar mais aquecido. Aumenta a performance nos treinos em águas abertas e em provas.

Dicas rápidas
No começo, invista na natação até dominá-la tecnicamente com a supervisão de um professor. Ao longo do tempo, ela terá a menor carga horária da sua planilha.

Quem nunca nadou precisa começar numa piscina rasa e depois prosseguir para uma piscina semi-olímpica.

Treine sem as raias na piscina e sem colocar os pés no chão para simular uma situação que você irá encontrar na prova.

(Matéria publicada na revista VO2Máx nº71 de agosto de 2011)

Calendário

Encontre um evento de natação perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!