Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

Maratona aquática: dicas de treinamento

Você está cansado de fazer provas na piscina e quer encarar uma maratona aquática (mas não sabe por onde começar)? Relaxa que a gente dá o caminho. Falamos com o técnico de natação e maratonas aquáticas da equipe Tartarugas Velozes, Fábio Barcelos, que separou um treino e dicas valiosas para você se dar bem nessas disputas.

Caindo na água
Para começar, tenha em mente que provas na piscina e no mar são extremamente diferentes. “Na piscina a direção é baseada normalmente pela linha preta pintada no chão, nas raias e nas bordas, mas no mar não temos essa ‘mordomia’ e a referência acaba sendo um ponto fixo como uma árvore, prédios e torres”, diz Fábio.

O professor aproveita para enfatizar que antes de nadar a sua primeira maratona aquática são necessários alguns cuidados. “Tenha certeza que você consegue completar a distância de sua prova ou uma metragem maior com tranquilidade”, fala. “Isso é importante porque maratonas aquáticas, muitas vezes, não são exatas e exigem muito condicionamento do atleta. Fique de olho!”.

Fábio comenta, ainda, que trabalha o treino de seus atletas de curta distância da mesma forma que faz com os nadadores de longa. “A diferença é que com os fundistas eles acabam realizando mais séries longas no treino, como trabalhos intercalados. Mas fora isso o treinamento é puxado para os dois”, diz.

O treino
A. Para começar, faça 400m livre variando estilos.

B. Em seguida, realize 12 x 25m – insira dois movimentos educativos de crawl e um nadando com respiração frontal, com o intervalo de 15 segundos.

C. Complete 4 x 100m de perna de crawl com nadadeiras em um ritmo moderado, com intervalo de 20 segundos.

D. Faça 1 x 800m braço crawl com o palmar em um ritmo leve, realizando 100 metros com respiração 2×1 outros 100 metros com respiração 3×1.

E. 100 metros solto.

F. A série principal

Fique de olho!
7x 200 crawl. Em número ímpares nadar em ritmo moderado pra forte e nos pares nadar em ritmo leve, realizando uma respiração frontal a cada duas respirações laterais. G. Finalize com 200 metros solto

Total= 3.600 metros

(Fonte: Fábio Barcelos, formado em Educação Física pela Faculdade Integrada de Guarulhos e pós graduado em treinamento desportivo pela FMU. É técnico de natação e maratonas aquáticas da Equipe Tartarugas Velozes e Acqua Sport).

Calendário

Encontre um evento de natação perto de você!

Compartilhe por email!